Foto de capa da notícia

Doze candidatos concorrem à Presidência da República

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 12 pedidos de registro de candidaturas para o cargo de presidente da República. O prazo para partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidatas e candidatos aos cargos em disputa nas Eleições 2022 foi encerrado na noite de ontem. Este ano, além de escolher o chefe do Poder Executivo, as brasileiras e brasileiros votam para governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou distrital.

 Até o final da tarde de ontem, o TSE havia recebido 12 registros de candidatos à presidência, 216 para governador, 222 para senador, 10.050 para deputado federal, 15.688 para deputado estadual e 566 para deputado distrital.

No estado de São Paulo, são 10 candidatos a governador, 11 para senador, 1.506 para deputado federal e 2.024 para deputado estadual. A lista completa e os nomes dos candidatos podem ser acessados pelo link: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/.

De acordo com o calendário Eleitoral, dia 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes. Uma vez apresentado o registro, ele ainda deve ser julgado pela Justiça Eleitoral, que pode deferi-lo ou não, conforme o atendimento aos requisitos legais.

CAMPANHA DE RUA

A partir de hoje, também é permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet, alto-falantes ou amplificadores de som e distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou mini-trio. Também já fica permitida a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 (dez) anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e de 1/4 (um quarto) de página de revista ou tabloide. 

Conheça os 12 candidatos à presidência

Maria Carolina Crispim

(Sob supervisão)

Partido Democrático Trabalhista (PDT) – Ciro Gomes

O candidato de 65 anos, advogado e ex-governador do Ceará, traz propostas como implantação do programa “Renda Mínima Universal”, energia limpa, eólica, solar e de hidrogênio verde.
Ele terá como vice Ana Paula Matos, de 45 anos, servidora pública federal.

Partido dos Trabalhadores (PT) - Luís Inácio Lula da Silva

Lula de 76 anos, ex-presidente da república de 2003 a 2010, traz propostas como nova política de preços dos combustíveis e gás, renegociação das dívidas familiares e das pequenas e médias empresas, propõe uma nova legislação trabalhista.
Ele terá como vice Geraldo Alckmin (PSB), de 69 anos, médico e ex-governador de São Paulo.

Partido Republicano da Ordem Social (PROS) – Pablo Marçal

O candidato Pablo Marçal, é empresário, já marçal defende o aumento do salário mínimo e a desestatização das empresas públicas que dão prejuízos, além da implantação de energia limpas, como: Solar, eólico, ondomotriz e hidráulico.
Sua vice Fatima Pérola Neggra, de 54 anos, policial militar e escritora.

Partido Novo - Felipe D’Avila

Aos 58 anos, Felipe é cientista político, suas propostas são bem como: Simplificação da tributação sobre o consumo, renda e folha de pagamento, leis trabalhistas mais atuais e flexíveis, reforma administrativa buscando equilíbrio das contas públicas.
Seu vice é Tiago Mitraud, de 35 anos, administrador e deputado federal.

Pelo Bem do Brasil – Jair Bolsonaro

A coligação é formada pelo PP, Republicanos e PL. Aos 67 anos, o atual presidente da república, suas propostas são: A manutenção do Auxílio Brasil de R$ 600 para além do prazo de dezembro de 2022, evolução tecnológica para aumentar a produtividade do agronegócio e mineração.Terá como vice Braga Netto, de 66 anos, militar reformado.

Partido Democracia Cristã (DC) - José Maria Eymael
Aos 82 anos, Eymael está na sua 6° candidatura à Presidência da República, ele está na democracia cristã desde 1962 e ficou conhecido pelo jingle “Ey, Eym Eymael, um democrata cristão” quando foi candidato a prefeito de São Paulo. Suas propostas são: Defender os valores da família, adoção, programas de empregos e moradia no país. O seu vice João Barbosa Bravo, de 75 anos, economista. 

Partido Unidade Popular (UP) – Léo Péricles

Ele aos 40 anos, é técnico de mecânica, e tem como propostas a criação de frentes emergenciais de trabalho, ajuste no auxilio emergencial, obrigar “governantes e legisladores” a utilizar educação e saúde pública e redução de altos salários do Legislativo, Executivo e do Judiciário. E sua vice será Samara Martins, de 34 anos, odontóloga.

Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) Roberto Jefferson

O candidato de 69 anos, é advogado. Ele propõe: criminalização da "Cristofobia", agravamento da pena pelo crime de pedofilia; voto distrital, estimulo a agricultura familiar, entre outros. Seu vice é Kelmon da Silva Souza, de 45 anos, sacerdote.

Movimento Democrático Brasileiro (MDB) - Simone Tebet

A coligação é pelo MDB, Federação PSDB Cidadania (PSDB/ CIDADANIA) e PODEMOS. A candidata Simone, de 52 anos, advogada e senadora no Mato Grosso do Sul, as propostas são bem como programa de “transferência de renda permanente” para combate à fome, programa de ensino integral, desmatamento zero, entre outras. Ela terá como vice Mara Gabrilli, de 54 anos, publicitária e senadora por São Paulo.

Partido Comunista Brasileiro (PCB) - Sofia Manzano

Candidata de 51 anos, economista e professora universitária. Propõe um programa de governo intitulado “Um programa anticapitalista e anti-imperialista para o Brasil. Ela terá como vice Antônio Alves da Silva Junior, de 43 anos, jornalista.

Partido União Brasil (União) - Soraya Thronicke

A candidata Soraya, de 49 anos, é senadora pelo Mato Grosso do Sul. Ela se propõe a acabar com o foro privilegiado e criar uma Corte Nacional Anticorrupção, Criação do Imposto Único Federal (IUF), entre outros. Tem como vice Marcos Cintra, de 76 anos, professor universitário.

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) - Vera Lúcia Salgado

Vera Lúcia, de 54 anos, cientista social, tem pospostas como: Revogação de reformas que retiram direitos, redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais mantendo o salário, Aumento geral dos salários e aposentadorias, entre outras. Tem como vice Raquel Tremembé, de 39 anos, indígena e professora de ensino fundamental. 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login