Foto de capa da notícia

Unicamp abre inscrições para Vestibular 2023 e anuncia mudanças

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu as inscrições para o Vestibular Unicamp 2023. O prazo é até dia 2 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2023/.

A taxa de inscrição é de R$192 e poderá ser paga até dia 9 de setembro. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. Uma das novidades desta edição é que a Comvest irá antecipar a segunda fase do Vestibular para dezembro de 2022, assim, as duas etapas de aplicação do vestibular serão realizadas ainda este ano. O objetivo é antecipar o processo de convocação dos aprovados, com a divulgação da primeira chamada no início de fevereiro de 2023.

A primeira fase será realizada no dia 6 de novembro de 2022, e a segunda fase nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre 19 e 30 de setembro). Para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023.

Este ano haverá novidades que beneficiarão os estudantes de escolas públicas e os cotistas. Uma delas é a inscrição antecipada de candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp, que integra as diferentes formas de ingressar nos cursos de graduação da Universidade.

Para a verificação da autodeclaração de candidatos que optarem pelas cotas étnico-raciais, a Convest irá adotar o procedimento de averiguação em duas etapas: primeiro por fotografia e depois por verificação online, com agendamento e será realizado pelas bancas de verificação. A Comvest ressalta que a etapa de análise das imagens não excluirá nenhum(a) candidato(a), valendo apenas para pareceres positivos no processo de validação da autodeclaração. Importante: não há uso de tecnologia de reconhecimento facial em nenhuma etapa do processo.

Em relação ao modelo de prova, o diretor da Comvest anunciou que a comissão irá manter 72 questões e múltipla escolha na primeira fase, e cinco horas de prova. Já na segunda fase, haverá a redução de duas questões na prova de Linguagens e a Transferência das duas questões interdisciplinares de ciências da natureza para o primeiro dia de prova.

Além de Limeira, a primeira fase será aplicada em 30 cidades do estado de São Paulo. Também recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais brasileira: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador. O Manual de Ingresso 2023 está disponível para consulta na página eletrônica da Convest, com informações sobre o processo de inscrição, provas e demais etapas.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login