Foto de capa da notícia

Helena e Miguel lideram ranking de nomes de bebês em 2022

No Brasil Helena e Miguel mantêm-se como os nomes de menina e de menino mais dados em 2022, segundo o ranking BabyCenter. Também chama a atenção o quanto não param de crescer na lista brasileira nomes mais internacionais, como Maya, Ayla, Noah e Anthony.

Os tradicionais Ana e Maria continuam a ocupar lugar de destaque quando o assunto é nomes no Brasil, mas suas versões compostas são agora mais século 21 nas certidões de nascimento: Ana Liz e Maria Isis, por exemplo. Para compostos masculinos, Lucca ganha cada vez mais variações como complemento, como o já famoso Davi Lucca e a composição Ravi Lucca.

A lista dos nomes mais usados no Brasil é montada a partir dos nomes de 294 mil bebês nascidos ao longo de 2022 e cadastrados nas plataformas do BabyCenter. Por ser uma empresa atuante em vários países, como Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália e Índia, o BabyCenter consegue produzir uma vasta análise anual das preferências por nomes nos diferentes cantos do planeta.

Leo aparece entre os nomes em ascensão no Brasil, nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, e Olivia faz o maior sucesso pelos países latinos. Matteo anda na moda em todos esses lugares e na Alemanha também, enquanto Maria é unanimidade no Brasil e na Arábia Saudita. E se no nosso país a fila de seguidores de Ayla é grande, na Índia o nome vira Ayra e é igualmente adorado.

GAEL E MARIA ALICE, AS ESTRELAS EM 2022

As mudanças no ranking de nomes costumam ser lentas: demora alguns anos para um nome virar moda e se consolidar. Por isso, pequenas mudanças já são uma grande novidade. Os movimentos mais significativos em 2022 são a ascensão de Gael para o terceiro lugar entre os meninos, e de Maria Alice para o quarto lugar entre as meninas.

É a primeira vez em dez anos que um nome composto chega ao top 5 dos nomes de bebê. O último nome a ocupar essa posição foi Maria Eduarda, que hoje está bem em queda. Maria Alice é o nome da filha da influenciadora Virgínia Fonseca. Já o latino Gael vem arrebatando mais e mais corações, talvez por ser uma alternativa ao amado Miguel.

Para nomes inspirados por celebridades, vale a regra detectada há anos pelo BabyCenter na análise dos nomes de bebê mais escolhidos: o que inspira as pessoas é muito mais o nome dos filhos dos famosos que o nome deles próprios. Prova disso é o crescimento em 2022 de: Maria Alice (filha de Vírginia Fonseca e Zé Felipe), Zoe (filha de Sabrina Sato e Duda Nagle), Melinda (filha de Thaís Fersoza e Michel Teló), Rael (filho de Ísís Valverde e André Resende), Léo (filho de Marília Mendonça) e Dom (filho de Luana Piovani e Pedro Scooby).

PREVISÕES PARA O FUTURO

A morte da rainha Elizabeth, no final de 2022, e a quinta temporada da série "The Crown", da Netflix, devem dar ainda mais impulso em 2023 ao nome Diana, que cumpre os critérios de ser internacional, simples e curto, e ainda aludir à realeza, tendências que andam dando força aos nomes de bebê no Brasil.

E, no mundo futebolístico, a promessa Endrick pode conquistar corações, já que é um nome original, que remete aos sucessos Henry, Henrique, Erick e Derick.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login