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70% dos empreendedores consultam o Score PJ para conceder crédito ou vender a prazo para outras empresas

Uma pesquisa inédita da Serasa Experian revela que 7 em cada 10 donos de negócios utilizam ou já utilizaram o Score PJ para embasar a tomada de decisões, principalmente sobre a concessão de crédito ou venda à prazo para outras empresas. Essa é a quarta onda do levantamento realizado pela companhia e, em comparação com a primeira, que aconteceu em fevereiro de 2021, foi identificado que a adesão dos empreendedores ao Score específico para Pessoas Jurídicas teve aumento de 13 pontos percentuais, passando de 55% para 68%.

A pesquisa revelou ainda que, dentre aqueles que consultam o Score PJ, a função procurada por 54% dos empreendedores é a avaliação de risco. Em relação à primeira onda do levantamento, esse percentual cresceu dois pontos percentuais. "Evitar fraudes, mitigar casos de inadimplência e reduzir problemas de pagamento são ações primordiais para garantir a saúde financeira dos negócios. Por isso, a utilização desta ferramenta na análise da carteira de clientes precisa ser feita antes de estabelecer as condições de um contrato", explica Genero.

Do total da amostra, para os entrevistados que consultam atualmente o Score PJ em suas transações comerciais (78%), a pesquisa identificou que essa pontuação sobre o cliente acaba sendo a mais relevante na hora da análise de concessão de crédito. Logo após estão os registros de Negativação, Histórico de Pagamento e Informações do Cadastro Positivo, seguidos pelos Dados Cadastrais, Comportamentais e de Balanço. Por último, como os indicadores menos mencionados, estão a Composição Societária e os Dados Internos da própria empresa que está fazendo a análise.

A utilização do Score PJ no momento da venda à prazo, ou da concessão de crédito para a empresa cliente, é fundamental para que seja feita uma análise mais precisa baseada no CNPJ, que registra o perfil financeiro da empresa analisada.

A conscientização de mais empreendedores com a importância do uso dessa ferramenta na hora da venda demonstra a prática de hábitos mais saudáveis para os negócios que têm outras em empresas como clientes, ou seja, que são B2B. "A avaliação individual do Score de pessoa jurídica possibilita uma gestão saudável da empresa e da relação entre fornecedores, parceiros e clientes", destaca o vice-presidente da área de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

 

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