Foto de capa da notícia

Lavar as mãos: ação simples que ajuda a prevenir a gripe

A gripe, causada pelo vírus Influenza, requer maior atenção nesses meses em regiões do Brasil, como em Limeira, que está iniciando a vacinação na rede pública de saúde. Porém, uma prática simples ajuda a prevenir a doença: a higienização das mãos.

O médico Maiton Fredson, pediatra do Hapvida NotreDame Intermédica, considera importantes as práticas de prevenção quando falamos da doença. Ao lado da higiene, ele destaca também o uso de máscara quando se está com sintomas.

"No Brasil, a gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza. Dos seus quatro tipos, o Influenza A é o maior causador de epidemia. A gripe é caracterizada por febre, tosse, dor de garganta e dor no corpo. Também podem aparecer, em alguns casos, sintomas como diarreia, vômito e desidratação", relata o pediatra.

O outono e o inverno são as épocas com maior incidência porque há condições propícias para a transmissão do vírus. Nessas estações, o frio e a baixa umidade estão mais presentes.

"A gripe pode ocasionar algumas complicações, como a otite, sinusite e até mesmo pneumonia. Em algumas situações, uma insuficiência respiratória pode ocorrer, gerando maior preocupação", cita o Dr. Maiton. A otite, por exemplo, é a inflamação ou a infecção do ouvido, situações que geram dores e bastante incômodo ao paciente.

"O tratamento da gripe é basicamente o controle dos seus sintomas", alerta o médico. Para um grupo específico de pacientes, pode-se utilizar medicamentos que contenham, em sua composição, fosfatos que ajudam a combater os sintomas virais. Porém, o uso depende de prescrição médica.

Dr. Maiton defende como práticas eficazes as ações que evitem o desenvolvimento e a maior gravidade da doença. "Mais do que o tratamento, é importante focar na prevenção", avalia.

"A vacinação todos os anos também é fundamental. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina atualizada da gripe. É muito importante manter em dia a vacinação das crianças e dos adultos. Isso ajuda a prevenir essa doença", conta.

 

A campanha em 2023

A Prefeitura de Limeira seguirá as normas do Ministério da Saúde durante a campanha 2023 de imunização contra a influenza/gripe para os grupos prioritários. Não haverá escalonamento de datas.

São 17 pontos de vacinação na cidade, que funcionarão de segunda a sexta-feira. O site da prefeitura informa os locais. Já os plantões aos finais de semana serão anunciados em breve. Documento com foto, Carteira de Vacinação e Cartão SUS devem ser apresentados.

Basicamente, a imunização estará disponível para: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas acima de 60 anos, professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A prefeitura esclarece ainda que não é necessário aguardar intervalo entre a vacina da influenza e as demais, inclusive a da Covid-19, porém recomenda que as pessoas com sintomas gripais ou com suspeita para Covid aguardem 15 dias após o período sintomático para receber a vacina contra a gripe.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login