Foto de capa da notícia

Escovação noturna previne cárie na infância

Para manter uma boa saúde bucal e, até, qualidade de vida, a criança deve escovar os dentes três vezes ao dia, após as refeições. Porém, a escovação noturna é a principal delas, por contribuir na prevenção da cárie precoce – popularmente chamada de "cárie de mamadeira". O alerta é do dentista Pedro Henrique, do Grupo Hapvida Interodonto.

Segundo o dentista, esse tipo de cárie atinge cerca de 600 milhões de crianças no mundo todos os anos. "Então, a gente tem que ver de onde é que está vindo esse problema para tentar tratar a origem", reforça. "Priorizamos a higiene noturna porque ela tem uma importância um pouco maior que as outras duas ao longo dia. Não desmerecendo as outras, mas temos que tomar um cuidado e não esquecer essa escovação em específico", completa Pedro Henrique.

Sem higiene, a cavidade bucal se torna um ambiente propício para a proliferação de bactérias. O cenário é de maior risco à noite, principalmente quando a escovação nesse horário é esquecida frequentemente.

"Também sabemos que, muitas vezes, a criança passa o dia fora e, quando chega em casa, está cansada. Aí, come um lanche rápido e vai dormir sem escovar os dentes. Aquele alimento que fica na boca pode acarretar cáries e outros problemas de saúde bucal. Enquanto a criança dorme, há a redução do fluxo salivar e, consequentemente, isso gera um meio propício para o surgimento de cáries", explica o dentista.

 Limitar a ingestão de açúcar pelas crianças também é uma forma de prevenção. Consumir bastante água e frutas está na lista de boas práticas.

 

Estimular a escovação

Pais e demais familiares têm papel fundamental para uma boa saúde bucal das crianças. O estímulo à escovação é essencial. "A supervisão tem que acontecer para sabermos se a criança está fazendo a escovação, se esse procedimento ocorre de forma correta e se há a limpeza da cavidade bucal", diz Pedro Henrique.

Nessa tarefa, as pessoas podem contar com ajuda do dentista, que, numa consulta, tira as dúvidas. As dicas ajudam na qualidade de vida. "Devemos ir ao dentista a cada seis meses, seja um adulto ou uma criança. E, na consulta, a gente vai observar como está a saúde bucal, se alguma região específica não está tendo a atenção necessária, entre outras situações", afirma o especialista.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login