Foto de capa da notícia

“Há momentos em que é preciso começar sem estar 100% preparado”

 

No início do segundo semestre de 2023, especialista dá dicas a quem tem metas e objetivos a conquistar

 

É comum a realização de uma lista de metas que as pessoas desejam cumprir no início de cada ano. No entanto, com a chegada do segundo semestre, cresce a pressão sobre elas e muitos se perguntam. Será que ainda dá tempo?
O Fato & Versão ouviu Samuel Vergenhassi que atua na área de liderança há 20 anos, é palestrante, especialista em Desenvolvimento Humano, Master Coach -Business/Life/Carreira, e analista de Perfil Comportamental. “Muitos têm metas e sonhos, mas não são capazes de dar o primeiro passo, às vezes por medo, insegurança ou aguardando estar 100% preparado. Existem ocasiões em que precisamos iniciar a execução rumo à meta desejada sem estar totalmente preparado e ter clareza de quais são os ajustes que serão necessários, para conclusão”, comenta.

 

Iniciamos neste mês o segundo semestre do ano. Qual conselho para aqueles que ainda não conseguiram tirar suas metas do papel? Ainda dá tempo?

Com certeza. O conselho que eu dou é: partir para ação. Vejo muitas pessoas com metas e sonhos extraordinários, mas que não são capazes de dar o primeiro passo, às vezes por medo, insegurança ou aguardando estar 100% preparado. Existem ocasiões em que precisamos iniciar a execução rumo à meta desejada sem estar totalmente preparado e ter clareza de quais os ajustes que serão necessários para conclusão da meta. Ainda dá tempo sim, inicie. Talvez no final deste ano a meta não esteja 100% finalizada, mas se você avançar em seis meses, estará com boa parte do objetivo conquistado.

Metas profissionais. Quais dicas para quem deseja evoluir na carreira?

Muitas pessoas desejam evoluir na carreira, mas não estão dispostas a pagar o preço que esta evolução exige. Faço uma pergunta: estamos no meio do ano, quais foram os livros, os cursos que você finalizou nos últimos seis meses referentes à sua carreira? Evolução exige exemplo e dedicação. Aconselho a procurar um profissional coach ou mentor para te ajudar atingir a alta performance e ter a clareza se está caminhando na direção certa rumo à sua meta profissional. É importante procurar ajuda de um profissional e ler muito sobre o assunto.

Metas pessoais, sejam cuidar da saúde, do relacionamento ou melhorar hábitos. Quais as orientações?

A primeira dica seria identificar seu estado atual, anotar com toda sinceridade como estão as áreas da sua vida. Por exemplo, como está a saúde? Meu peso compactua com minha idade e altura? Precisamos identificar quais são as áreas da nossa vida que precisam de atenção, às vezes, isso pode machucar, mas é necessário. O segundo passo é saber onde você quer chegar ou qual seu objetivo nessas áreas. Tenha clareza de sua meta.
Quanto a hábitos, faça sempre uma pergunta: Este hábito me aproxima ou me afasta do meu objetivo? Vai te ajudar bastante. Se te afasta, troque por um hábito que te aproxime do objetivo.

Em sua vivência como analista comportamental, o que mais sente que dificulta para que as pessoas cumpram suas metas?

Primeiro e principalmente, aconselho à pessoa a identificar qual é o seu Perfil Comportamental, pois assim ela trará clareza em seus comportamentos, relacionamentos e tomadas de ações. Quando ela identificar o seu perfil, ela consegue potencializar seus resultados.

Como a pessoa identifica seu Perfil Comportamental?

Através de um profissional habilitado. Em meu caso, realizei duas formações nessa área. O profissional irá atuar com perguntas e respostas adequadas e irá identificar o perfil do seu cliente.

Por que a maioria das metas não cumpridas estão relacionadas à uma "falta de tempo"?

Particularmente, eu não gosto deste posicionamento de "falta de tempo". Vejo que existe sim "falta de prioridade", pois o dia tem 24 horas para todos. Porque algumas pessoas conseguem e outras não? Talvez seja o foco ou a prioridade de cada um. Sempre existe uma maneira ou "tempo" quando colocamos prioridade nas ações que precisamos desenvolver.

Existe algum segredo em comum entre as pessoas que conseguem cumprir aquilo que se comprometem? Se sim, qual?

Sim, o que vejo em comum nestas pessoas é o fato de que elas não terceirizam a culpa pelos seus resultados, o que chamamos de autorresponsabilidade. Elas têm ciência que são responsáveis pelo sucesso ou fracasso de suas tarefas.
Outro ponto interessante que elas apresentam é algo que aprendemos no livro "Jeito Harvard de Ser Feliz ". Ele diz que não precisamos ter sucesso para ser feliz, e sim, ser feliz para ter sucesso. Isso muda o jogo.

Qual a importância do autoconhecimento para resolução desses objetivos?

Autoconhecimento é de extrema importância, pois através dele você identifica quais são suas habilidades, qualidades, dificuldades e pontos a desenvolver. Com autoconhecimento você sabe o que precisa aprender ou desenvolver para atingir seus objetivos.

Em suas palestras, você toca esse tema? O que costuma destacar?

Uso muito este tema em minhas palestras e destaco que quando a pessoa desenvolve o autoconhecimento, a capacidade de potencializar suas qualidades e habilidades e identifica quais áreas precisam ser desenvolvidas, seus ganhos se transformam.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login