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Comércio está confiante para vendas do Dia das Crianças  

 

Lojas fazem horário especial nesta quarta-feira, véspera, com atendimento das 9h as 21h

 

Diversos segmentos do comércio em todo o país estão confiantes com a proximidade do Dia das Crianças. A data é considerada a terceira mais significativa para o setor, depois do Natal e Dia das Mães. Segundo a Confederação Nacional do Comércio as vendas serão maiores neste ano, em relação a 2022.

Em Limeira, a Associação Comercial e Industrial (Acil) estima que irá manter os índices semelhantes às de 2022 quando foi registrada alta de 5% a 7% em relação ao ano anterior. Os lojistas preparam ações para atrair o consumidor e já começar a equilibrar o fechamento de final de ano.
O diretor da Acil, José Mário Bozza Gazzetta, ressalta que datas comemorativas são sempre um importante estímulo para as vendas. “O comércio está confiante. Estimamos seguir com os índices semelhantes aos do ano passado”, citou.
Números nacionais, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que as vendas destinadas a essa data comemorativa deverão atingir R$ 8,4 bilhões neste ano. Caso essa projeção seja confirmada, representará um crescimento de 1,2% em relação a 2022.
No ano passado, ainda sob os efeitos da inflação e dos juros elevados, o setor registrou movimentação financeira de R$ 8,3 bilhões. Com o avanço previsto para este ano, a tendência é que o volume financeiro supere o nível de vendas observado antes do início da pandemia.
"O Dia das Crianças ocupa a terceira posição no calendário de eventos mais relevantes para o varejo nacional em termos de volume de vendas, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães", reforça o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
O Dia das Crianças deste ano, segundo a Confederação, promete ser um impulsionador significativo para o varejo brasileiro. "Os consumidores podem aproveitar preços mais estáveis para adquirir presentes, enquanto o setor varejista continua sua trajetória de recuperação econômica após os desafios impostos pela pandemia", analisa.

VALOR DO PRESENTE
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, em todas as capitais, aponta um crescimento nos gastos com compras para a data. De acordo com o levantamento, 73% dos consumidores pretendem comprar algum presente para o Dia das Crianças. Com isso, a data deve movimentar R$ 18,8 bilhões no comércio. Em 2022 a movimentação estimada foi de R$ 13,7 bilhões.
Em média, os consumidores pretendem comprar 2,3 presentes e gastar cerca de R$ 343 nas compras, um aumento de R$ 101 em relação a 2022. De acordo com o levantamento, entre os entrevistados que vão comprar presentes, um terço (40%) pretende gastar o mesmo valor que no ano passado e 14% têm a intenção de gastar menos. Já 33% planejam gastar mais do que no Dia das Crianças de 2022.

HORÁRIO ESPECIAL
Em Limeira, visando o estímulo ao comércio, as lojas estão autorizadas a trabalhar em horário especial nesta quarta-feira, dia 11, véspera do Dia das Crianças e do feriado de Nossa Senhora Aparecida. O atendimento será das 9h às 21h.
De acordo com o Sicomércio, o termo de adesão necessário a quem deseja abrir neste dia, está no site da entidade e também do Sinecol. A abertura é facultativa quanto ao horário especial.

 

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Comércio está otimista com vendas no Dia das Crianças; Limeira terá horário ampliado na véspera

 

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Dia das Crianças terá preços mais
estáveis neste ano, diz Federação

 

Os presentes geralmente mais procurados durante o Dia das Crianças devem ficar mais acessíveis em 2023. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), os produtos buscados para a data subiram, em geral, 0,91% em um intervalo de um ano, o que indica estabilidade. Para se ter uma ideia, essa taxa cresceu 7,84% no mesmo período do ano passado, entre 2021 e 2022.
O resultado disso é que, no Estado de São Paulo, a Federação estima um crescimento de 17% de vendas nas lojas de vestuário, tecidos e calçados no mês, quando comparado a outubro do ano passado.
Por causa da valorização do real e das dinâmicas produtivas, alguns dos itens que registraram quedas mais significativas neste ano são os computadores (11,7%) e os videogames (10,7%), dois dos produtos mais adquiridos para presentear filhos, sobrinhos, netos e demais crianças das famílias. Além desses eletrônicos, a pesquisa da Federação ainda mostra uma retração de 4,3% no preço dos aparelhos celulares.
Mesmo os brinquedos, que tendem a ser os mais procurados a partir do início de outubro, caíram 4,3% em um ano. Entre 2021 e 2022, o preço desses itens havia subido 20,3%, tornando a data passada uma dos mais inflacionadas dos tempos recentes.
Por outro lado, o livro não didático teve um aumento real de 13% no acumulado de um ano, representando o principal avanço registrado no estudo.

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