Foto de capa da notícia

Taxa de juros de consignados cai pela terceira vez no ano  

 

As taxas máximas para empréstimos caíram de 1,84% para 1,80% ao mês em dezembro, informou o INSS

 

 

As taxas máximas de juros dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) caíram de 1,84% para 1,80% ao mês em dezembro. De acordo com o INSS, essa é a terceira redução aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) em 2023. Em Limeira, somente em 2022, foram feitos 153.071 empréstimos consignados que somaram R$ 525.872.428,21.

Ainda de acordo com o Instituto, o limite para as operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, caiu de 2,73% para 2,67% ao mês.

A votação ocorreu em reunião do Conselho Nacional no início do mês. Foram 14 votos favoráveis das bancadas dos trabalhadores, aposentados e dos empregadores. O único voto contrário às reduções foi do representante do setor financeiro.

As mudanças acompanharam a redução da taxa básica de juros (Selic) decidida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). A taxa Selic hoje está em 12,25% ao ano e representa uma queda em relação à reunião de setembro, quando os juros estavam em 12,75% ao ano.
A partir da publicação da resolução do CNPS, bancos e instituições financeiras ficam proibidos de ofertar empréstimos e cartões consignados com taxas superiores aos novos tetos. “As taxas têm de continuar baixando. Se na próxima reunião do Copom houver redução da taxa Selic, iremos propor a redução do teto de juros do consignado mais uma vez”, disse o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, reafirmou o compromisso de utilizar os canais oficiais do instituto para levar informação aos segurados e cidadãos. "Na página do INSS na internet são publicadas as taxas cobradas pelos bancos. Essa medida é importante porque o cidadão que precise contratar um crédito com desconto em folha pode consultar o juro antes de fazer o empréstimo", diz Stefanutto. 

PARA CONFERIR

Para conferir as taxas e escolher, o beneficiário deve acessar Meu INSS sem precisar de login e senha. Na parte de baixo da tela aparecerá um ícone escrito "Taxas de empréstimo consignado", selecione. Em seguida abrirá uma aba com a relação dos bancos e os respectivos juros de empréstimo. Ao lado estão relacionadas as taxas para as modalidades de cartão de crédito consignado (RMC) e para utilização do cartão consignado de benefício (RCC), mas elas só aparecem quando a instituição oferece esse tipo de crédito. 

Segundo o INSS, em 2023, 6.796.060 pessoas contrataram consignado no país. O valor médio dos empréstimos está em R$ 4.940,48.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login