Foto de capa da notícia

Primeiro túnel imerso do país ligará Santos a Guarujá

O Governo de São Paulo e o Governo Federal anunciaram ontem o lançamento do projeto do túnel imerso Santos-Guarujá, que será executado por meio de parceria público-privada (PPP) e investimento de R$ 5,9 bilhões. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a comemoração dos 132 anos do Porto de Santos.

 

O projeto prevê aporte público de R$ 5,1 bilhões em investimento dividido igualmente entre o Governo de São Paulo e a União, além da participação da iniciativa privada. O Governo de São Paulo também já iniciou o processo para emissão de nova licença prévia antes da realização do leilão, que está previsto para o segundo semestre deste ano. A consulta pública deve ser lançada em março.

 

O projeto foi desenvolvido pelo Governo de São Paulo e prevê a ligação seca entre Santos e Guarujá, com extensão total de 1,5 km, por meio de um túnel imerso de 870 metros, por baixo do canal portuário. O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá.

 

O empreendimento prevê uma ciclovia, passagem para pedestres e três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O túnel vai reduzir o tempo de deslocamento entre as duas cidades em cerca de 50 minutos, desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e liberar o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.

 

Diariamente, o túnel vai beneficiar cerca de 28 mil usuários do sistema de catraias e balsas – a estimativa é de redução de 70% da demanda da balsa da Ponta da Praia. Também vai garantir acesso mais rápido de caminhões aos dois terminais portuários, reduzindo em 53% a emissão veicular de dióxido de carbono.

 

2025

 

O governador disse que as audiências públicas do túnel submarino devem estar abertas à participação pública até março. Com isso, a expectativa é que o leilão do projeto seja realizado ainda neste ano, e que as obras se iniciem em 2025.

"A gente quer que essa audiência pública em março esteja marcada. A ideia é ter a participação de todos, ter o melhor projeto possível", disse ele a jornalistas após a cerimônia em que o governo federal e o paulista anunciaram o investimento na obra. "Temos um projeto que está bastante maduro, que foi certificado por certificadores experientes. Esperamos ter as contribuições do mercado para que a gente possa fazer o leilão este ano e obra no ano que vem."

Tarcísio de Freitas afirmou que o objetivo de uma comitiva que o governo paulista enviará ao exterior será chamar a atenção de operadores internacionais de infraestrutura não apenas para o túnel, mas também para outros projetos. "A ideia é mobilizar atores lá fora para esses projetos que virão. O capital sempre busca bons projetos, quem chegar antes consegue", disse ele. De acordo com o governador, o Brasil precisa atrair mais operadores ferroviários, por exemplo.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login