Foto de capa da notícia

93% das mulheres têm participação nas finanças

Translator
 
 
 

Translator
 
 
 

E 32% são as únicas responsáveis pelo provimento dos lares


As mulheres dominam ou contribuem significativamente para a gestão financeira das famílias brasileiras, aponta estudo do Serasa. O levantamento revela que 93% das mulheres têm participação nas finanças da casa, e 32% são as únicas responsáveis pelo provimento.

"Esse empoderamento financeiro das mulheres é uma peça fundamental de autonomia em suas vidas. Elas tendem a buscar mais orientações e ferramentas para gerenciar suas finanças de forma eficaz, promovendo a igualdade de gênero e fortalecendo a economia", aponta Ana Paula Oliveira, especialista em crédito pessoal.

A pesquisa ainda aponta que 63% das mulheres tiveram atraso em pelos menos uma das suas contas nesse período. Entre quem teve contas atrasadas, a do cartão de crédito foi o destaque, seguido pela conta de luz.Para conseguir manter uma boa qualidade de vida, 71% das mulheres já precisaram fazer algum “bico” ou trabalho informal para complementar sua renda.

"As mulheres ainda enfrentam desafios únicos no campo financeiro. Diferenças salariais, lacunas de investimento e estagnação monetária continuam a ser obstáculos que limitam seu potencial econômico e podem fazer com que elas recorram ao empréstimo, por exemplo", complementa Ana.

Entre as mulheres que são empresárias/donas da sua própria empresa, a maioria encaixa o seu negócio como Micro Empresário Individual (MEI). O ramo de estética, seguido por alimentos e moda e vestuário, são as principais áreas de atuação dessas mulheres.Dentre as quatro dificuldades mais comuns às empreendedoras, três dizem respeito às finanças: dificuldades para conseguir crédito 35%; dificuldades para juntar o dinheiro necessário para empreender 23%; dificuldades para encontrar clientes 18% e ter pouco conhecimento financeiro ou de administração.

 Para 73% das pesquisadas, a sobrecarga do trabalho doméstico não remunerado dificulta que as mulheres empreendam ou sejam autônomas. “Para 82%, as mulheres concordam que são protagonistas de suas vidas financeiras, além de estarem sempre buscando conhecimento financeiro. E é interessante observar que acreditam que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado financeiro”, destaca a pesquisa.

 

 

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login