Foto de capa da notícia

'Cartas da Prisão' explora complexidades dos relacionamentos abusivos

Translator
 
 
 

Translator
 
 
 

Resultado de uma pesquisa iniciada em 2018, “Cartas na Prisão” retrata a violência contra a mulher com foco em relacionamentos abusivos. O espetáculo será destaque hoje, às 20h, no Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva. Interpretando Rita, a atriz traz uma narrativa a partir de suas pesquisas sobre relacionamentos abusivos, tendo como fio condutor cartas que foram encontradas debaixo do colchão de um presidiário em uma penitenciária de São Paulo.

“Coletei dezenas de relatos de mulheres de todo o Brasil, que contavam suas histórias de abuso e repetição em relacionamentos destrutivos. Através de uma investigação e cura pessoal, fui unindo material, e no intuito de compartilhar o conteúdo captado, gerei o Projeto À Meia Luz, que aborda a temática através de várias frentes artísticas. Durante os anos foram chegando parceiras e parceiros profissionais que se afinavam com a pesquisa e os estudos. E posso dizer que cada um presente neste projeto não foi por acaso”, destaca a atriz Chica Portugal.

Cartas da Prisão vem deste encontro generoso com Nanna de Castro e Bruno Kottÿ. Voltado para o público a partir de 14 anos, a peça foca na correspondência amorosa entre uma mulher que assina como “M” e um psicopata conhecido como “O Maníaco da Flor”, condenado por matar e esquartejar mais de 40 mulheres. A partir das cartas, Rita revela o relacionamento abusivo que viu a própria mãe viver com seu pai, o que fez a protagonista sair de casa muito jovem.

A personagem também conta depoimentos reais de outras mulheres que viveram experiências amorosas com abusadores, além de materiais diversos de pesquisa sobre o tema. Na colcha de retalhos que vai se formando entre todas as histórias, ela questiona a si mesma e o público sobre nossas possíveis e inimagináveis relações com o abuso como indivíduos e como sociedade.O Teatro Vitória fica na Praça Toledo de Barros, s/n - Centro.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login