Foto de capa da notícia

"Gestão e liderança não são a mesma coisa", alerta especialista

Que modelos de lideranças o mundo precisa para enfrentar os desafios globais, sociais, políticos e econômicos que se revelam de forma tão veloz? É a partir dessa inquietação que a especialista em Gestão Estratégica de Pessoas Roberta Perdomo lança o livro ‘Eu não nasci para liderar: o caminho prático para ir além da gestão’.

 

A obra proporciona o aprofundamento de conceitos que, apesar de frequentemente utilizados como sinônimos, não se equivalem: o de gestão e o de liderança. Roberta revela como essa confusão gera resultados inferiores aos que se pode obter, seja no trabalho, com equipes ou na própria vida.

 

Segundo a autora, liderar é arte ligada ao ser, enquanto gerir é disciplina conectada ao fazer. A falta de entendimento dos termos tem consequências limitadoras aos ambientes corporativos e à visão da própria entrega pessoal de quem “sai fazendo” em vez de “fazer com conhecimento”. Como forma de reverter esse quadro, Roberta traça o perfil de líder que o mundo precisa: autoconsciente, empático, facilitador, presente e com propósito.

 

“Para formar líderes, precisamos ir muito mais profundo nas questões pessoais e relacionais. Ficar só nos frames, ferramentas ou métodos, não formará os líderes que precisamos ver às frente da mudança do mundo. Já temos problemas suficientes para resolver neste planeta, e que não serão resolvidos se continuarmos formando somente bons gestores”, cita no livro.

 

Com mais de 15 anos de experiência na área de Recursos Humanos, a especialista auxiliou grandes organizações como Natura &Co, Itaú Unibanco, Scania, RaiaDrogasil e Grupo Tigre a alavancarem resultados. No lançamento, ela compartilha os frutos dessa trajetória ao abordar temas relacionados à autenticidade, medos reais ou imaginários e autonomia, além de disponibilizar atividades auxiliares ao fim de cada capítulo.

 

Eu não nasci para lideraro caminho prático para ir além da gestão inspira uma atuação mais consciente aos que precisam de uma reviravolta no jeito de liderar e gerir pessoas e organizações. Ao longo das páginas, Roberta Perdomo demonstra que líderes verdadeiramente inspiradores são aqueles capazes de motivar, guiar e empoderar suas equipes, construindo um ambiente de confiança e crescimento mútuo. Um convite para aqueles que desejam se tornar agentes de mudança e promover um impacto positivo que reverbera muito além do ambiente de trabalho.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login