Foto de capa da notícia

Portadores de lúpus e ataxia terão atendimento prioritário

A Câmara Municipal de Limeira aprovou o projeto de lei de autoria da vereadora Lu Bogo (PL), que dispõe sobre o atendimento prioritário às pessoas portadoras de lúpus e ataxia em agendamento de consultas eletivas e exames no âmbito da rede municipal de saúde.“Ambas as doenças, ao serem diagnosticadas, precisam de tratamento imediato, visto que são doenças que atacam o sistema imunológico do próprio indivíduo”, explicou a autora.

A prioridade ocorrerá de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Para que o paciente tenha esse direito, ele deverá apresentar laudo que confirme o diagnóstico.
De acordo com a proposta, pacientes com suspeita das doenças também deverão ter prioridade no agendamento de consultas eletivas com reumatologista, bem como para a realização de exames, com o objetivo de comprovação do diagnóstico.

Lu Bogo destaca que, devido às filas de espera e à demora no agendamento de consultas e exames, os pacientes enfrentam dificuldades no tratamento dessas doenças, podendo até mesmo agravar o quadro clínico, e por isso, segundo ela, a prioridade no agendamento é tão importante.O projeto segue para apreciação do prefeito para sanção ou veto.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login