Foto de capa da notícia

"Só Diz Que me Ama": uma história de amor, dor e superação.

Em livro, psicóloga Luciana Ravasio comenta sobre os desafios da autora Denise Barbone na busca por equilíbrio e felicidade

O livro "Só Diz Que me Ama", de Denise de Barros Camargo Barbone, pode ser definido como uma autobiografia e também um livro de autoajuda. Explora temas como relacionamentos familiares, amor próprio e cura emocional. Com comentários da psicóloga Luciana Ravasio, a profissional oferece ao leitor uma perspectiva única sobre os desafios enfrentados por muitos indivíduos em sua busca por equilíbrio e felicidade. O livro será lançado dia 7 de junho em evento exclusivo para convidados, em Piracicaba.

Luciana Ravasio aponta sua visão sobre os temas centrais do livro. Para ela, são três pontos importantes, sendo eles: as relações familiares na formação do indivíduo adulto, ressaltando como essas relações moldam não apenas nossa personalidade, mas também nossos relacionamentos futuros; a jornada de autodescoberta de Denise, enfatizando a necessidade da reflexão sobre o amor e, por fim, a ressignificação das emoções como ferramentas fundamentais para a cura emocional.

A história de Denise inclui seu parentesco com um ex-presidente do Brasil, nascido em Itu e que iniciou sua carreira política em Piracicaba, e outras figuras influentes no âmbito político, como a primeira mulher prefeita do Estado de São Paulo, e deputada estadual com mais de 200 mil votos, cassada por Getúlio Vargas. A autora tem relação afetiva com Limeira, pois morou na cidade junto com a família. No livro ela cita algumas memórias.

A obra aborda de maneira franca e corajosa a presença do narcisismo, especialmente entre as mulheres de sua família, e os impactos psicológicos e emocionais que essa dinâmica trouxe. Para Denise, o fato de as mulheres de sua família terem que assumir responsabilidades muito grandes, pois os homens morriam muito cedo, acabavam desenvolvendo certa dureza e força, evidenciando assim por vezes características narcisistas.

A consequência desse padrão de comportamento das mulheres, em Denise, foi o desenvolvimento do Transtorno de Borderline, caracterizado por padrões instáveis de relacionamento interpessoal, autoimagem e afetos, com emoções intensas e instáveis e dificuldade em regular suas emoções.
Uma das principais partes do livro é a jornada de cura de Denise em relação ao Transtorno Borderline. “Graças ao amor e ao apoio de seu marido, ela encontrou forças para enfrentar seus medos e ressignificar suas emoções”, esclarece Luciana.  O livro também aborda o tema da quebra de ciclos disfuncionais dentro das famílias, destacando como a conscientização e a autenticidade podem ser poderosas ferramentas de mudança.

"Só Diz Que me Ama" é destinado a um público amplo, incluindo aqueles que buscam entender as complexidades dos relacionamentos familiares, psicólogos, terapeutas e qualquer pessoa interessada em explorar novas perspectivas sobre a vida e o amor. O livro oferece uma abordagem única, incentivando os leitores a adotar uma mentalidade de compreensão e não julgamento, ao invés de se concentrar apenas em diagnósticos ou culpabilizações”, afirma a psicóloga.

Luciana disse estar muito grata por participar deste projeto único, descrevendo-o como uma oportunidade para compartilhar sua experiência profissional em um projeto tão bonito. Ela enfatizou o cuidado e o amor dedicados à escrita do livro, esperando que ele alcance seu objetivo de inspirar e transformar vidas.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login