Foto de capa da notícia

Cidades da região contabilizam mais de 50 mortes por dengue

Número de casos aumenta e vacina é pouco procurada. Limeira contabiliza sete óbitos, com mais um sob investigação


A região que compõe Grupo de Vigilância Epidemiológica de Piracicaba ultrapassou a marca de 50 óbitos devido à doença. Os dados alarmantes reforçam a necessidade de medidas preventivas e maior adesão à vacinação, cuja procura permanece baixa.  Rio Claro é a cidade da região com mais óbitos por dengue este ano.

Limeira contabiliza sete mortes confirmadas pela doença, com um óbito ainda sob investigação. São mais de 11.662 notificações de casos, com 4.534 confirmados e 4.707 casos prováveis de dengue. Atualmente, 173 casos estão em investigação e 4.530 foram descartados. Cordeirópolis também registra uma morte pela doença e mais 285 casos confirmados.

A região já contabiliza 105.912 notificações, com 54.276 casos confirmados e 55.491 casos prováveis. Além disso, 1.215 casos estão em investigação e 47.490 foram descartados. No total, 51 mortes foram confirmadas por dengue, e há 24 óbitos em investigação. As demais cidades que confirmaram óbitos foram: Pirassununga, Piracicaba, Araras, Capivari e Leme.

Os jovens com idades entre 20 e 29 anos representam a maior parte dos casos de dengue, seguidos pelas faixas etárias de 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50 a 59 anos. As faixas etárias com menores percentuais de casos incluem crianças menores de um ano, idosos com 80 anos ou mais, e crianças de um a quatro anos.

Apesar da gravidade da situação, a procura pela vacina contra a dengue segue baixa. Especialistas alertam para a importância da imunização, especialmente em áreas com alta incidência de casos. A vacinação pode reduzir significativamente o número de casos graves e óbitos, contribuindo para o controle da doença.

Em Limeira, as doses estão disponíveis em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs). São elas: Graminha, Abílio Pedro, Hipólito 1, Aeroporto, Cecap e Campo Belo. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. É necessário apresentar carteira de vacinação e documento com foto.

Em Iracemápolis, todos os postos de saúde estão ofertando a vacina.  Os interessados devem comparecer na unidade de saúde mais próxima da sua residência com documentos com foto, cartão sus e carteirinha de vacinação. Em Cordeirópolis, as 7 salas de vacina ofertam para o público alvo, sendo o horário de atendimento das 8h às 11h e das 13h às 15h.

Em Engenheiro Coelho os interessados devem comparecer à Sala de Vacina, localizada na Rua Pastor Octávio Scholl, nº 103, no Centro, das 8h às 17h. É necessário levar um documento com foto, cartão SUS e carteirinha de vacinação.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login