Foto de capa da notícia

La Niña se intensifica e influencia inverno no Brasil

O inverno de 2024 começa nesta semana, dia 20, às 17h51, com a intensificação do fenômeno La Niña, que afetará temperaturas e precipitações no Brasil. Após um inverno de 2023 marcado pelo El Niño, que trouxe ondas de calor, o Pacífico passará de uma fase neutra para o La Niña, provavelmente entre julho e agosto. Os efeitos já serão perceptíveis a partir de julho.


Espera-se um inverno seco, com baixa umidade relativa do ar. As temperaturas ficarão acima da média em São Paulo. “A possibilidade de quedas acentuadas de temperatura e ondas de frio é maior comparada a 2023. Entretanto, o predomínio do ar quente manterá muitos dias com temperaturas acima da média, com setembro propenso a ondas de calor intensas”, destaca o Climatempo.

SEMANA QUENTE

O tempo seco e a temperatura muito acima do normal para junho vão predominar na região da cidade de São Paulo pelo menos até o fim desta semana. A média Climatológica da temperatura máxima para junho é de 22,9°C e entre esta segunda, 17, e a próxima sexta-feira, 21 de junho, a temperatura à tarde poderá alcançar marcas 29°C e 30°C. Um novo recorde de calor para junho poderá ser estabelecido, considerando o período de 1961 a 2024.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login