Papai Noel dos Correios dá início a campanha solidária
A tradicional campanha Papai Noel dos Correios começou nesta segunda-feira
(10) no interior paulista, com lançamento oficial na Creche São Paulo, em
Bauru. O evento contou com a presença de crianças da instituição, que
entregaram suas cartinhas ao Bom Velhinho, acompanhadas pelo superintendente
estadual dos Correios, Guilherme
Alves Barbosa, pelo Coral
Encanto Postal e pela mascote “carteirita” Maria Cristina.
A iniciativa, que completa 36 anos, é considerada a maior
ação solidária natalina do país. Desde a criação, já foram atendidas quase 7 milhões de cartinhas
enviadas por crianças em situação de vulnerabilidade social. Só em 2024, quando
a campanha completou 35 anos, 350 mil
pedidos foram adotados.
Neste ano, os prazos para participar são: envio das
cartas até 5 de dezembro;
adoção até 19 de dezembro;
e entrega dos presentes até a mesma data.
Em Limeira,
a campanha também já está em andamento. As cartinhas podem ser entregues na Agência Central dos Correios,
localizada na Rua Tiradentes, 501, Centro.
O período de recebimento vai de 8 de
setembro a 5 de dezembro. Já a adoção das cartas e a entrega dos presentes ocorrem
de 7 de novembro a 19 de
dezembro.
Os Correios recebem as cartas de crianças que escrevem
diretamente ao Papai Noel e também de alunos da rede pública de ensino até o 5º
ano e de instituições parceiras. Após triagem, as cartinhas são
disponibilizadas para adoção nas agências
participantes e no Blog do
Noel (blognoel.correios.com.br).
Até o momento, mais de
130 mil cartas já foram cadastradas. Os pedidos mais comuns
incluem bonecas, carrinhos, material
escolar e bicicletas. Para garantir a entrega correta, os
padrinhos e madrinhas devem se cadastrar com CPF ou CNPJ.
Os Correios alertam que não distribuem cartas para adoção em residências.
Toda a adoção e a entrega dos presentes devem ser feitas presencialmente nos
pontos oficiais listados no blog.
As cartas precisam ser manuscritas e enviadas com o CPF da criança. O envio pode
ser feito nas agências participantes ou de forma digital, com a imagem da carta
escaneada ou fotografada. Cartas com endereço, telefone ou foto da criança não
são selecionadas.
A campanha, além de realizar sonhos, estimula a escrita e
o espírito solidário, reforçando valores como inclusão, diversidade e
cidadania.
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