IPVA 2026: confira os valores-base para veículos de São Paulo
A novidade para 2026 é a proposta do Governo de SP, enviada à Assembleia Legislativa, que isenta do IPVA todas as motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 150 cilindradas de pessoas físicas com registro e licenciamento em dia. A medida beneficiará milhões de paulistas, especialmente quem usa a moto para trabalho, como entregadores e prestadores de serviço.
Segue o incentivo para veículos com energia alternativa e renovável. A isenção vale para: veículos movidos a hidrogênio, híbridos (motor elétrico + motor a combustão flex movido a etanol) de até R$ 250 mil, e ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural, incluindo biometano. A medida, vigente desde 2025, estimula veículos de energia limpa, com escalonamento de isenção até 2030.
O pagamento pode ser feito de três formas, conforme o final da placa: À vista em janeiro: 3% de desconto. À vista em fevereiro: sem desconto e parcelado em até 5 vezes (janeiro a maio), sem desconto.
Caminhões têm prazos diferenciados: integral em janeiro com 3% de desconto; cota única sem desconto em 22 de abril; parcelamento em 3 a 5 vezes, sem desconto, com vencimentos em 20 de março, maio, julho, agosto e setembro.
O IPVA pode ser pago na rede bancária usando o RENAVAM. O Pix é preferencial, rápido e confirmado imediatamente via QR code no site da Sefaz-SP. Também é possível pagar pela internet, terminais de autoatendimento, casas lotéricas ou cartão de crédito.
Quem não pagar o imposto sofre multa de 0,33% ao dia e juros pela Selic, com multa fixa de 20% após 60 dias.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login