Foto de capa da notícia

Prazo para tirar o título de eleitor vai até 6 de maio

Com a aproximação das eleições de outubro, os cidadãos de Limeira e cidades vizinhas devem ficar atentos ao prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor. O prazo final, conforme o calendário da Justiça Eleitoral, termina em 6 de maio, 150 dias antes do primeiro turno, marcado para 4 de outubro.

Em Limeira, os eleitores que desejam retirar a primeira via do título ou regularizar pendências devem procurar o Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), localizado na Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, 3.800, onde funcionam os Cartórios Eleitorais e outras repartições públicas. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em cidades vizinhas, os interessados podem se dirigir aos cartórios locais: em Cordeirópolis, o atendimento é na Rua Sete de Setembro, 482 – Centro, das 8h às 17h e em Iracemápolis, na Rua Nicanor Ramos, 635, Jardim João Ometto, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

No Brasil, jovens a partir dos 15 anos já podem solicitar o título de eleitor, embora o voto seja permitido apenas a partir dos 16 anos. Para essa faixa etária, assim como para pessoas acima de 70 anos e cidadãos não alfabetizados, o voto é facultativo. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2022, cerca de 2,1 milhões de novos eleitores foram cadastrados no sistema eleitoral brasileiro, um aumento de 51% em relação a 2018, quando 1,4 milhão de jovens se tornaram aptos a votar pela primeira vez.

A Justiça Eleitoral reforça que regularizar o título ou realizar a primeira solicitação é essencial para garantir a participação nas eleições e evitar contratempos no dia da votação. Neste ano, os eleitores irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, além de deputados distritais, dependendo do estado ou município.


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login