
Exposição transforma cemitérios de Limeira em espaços de arte
De 18 a 24 de julho, Limeira recebe a exposição “Lentes da Memória: Oficina de Fotografia de Arte Cemiterial”, uma mostra fotográfica inédita que propõe um novo olhar sobre os cemitérios históricos da cidade. A abertura acontece no dia 18 de julho, às 18h30, no Hall do Teatro Emiliano Bernardo da Silva (Teatro Vitória), com entrada gratuita e acessibilidade em Libras.
A exposição é resultado de uma oficina criativa realizada ao longo de três meses. O projeto reuniu 20 participantes para explorar a arte da fotografia em espaços cemiteriais, como os cemitérios Saudade 1, Saudade 2 e o Cemitério dos Alemães, no Bairro dos Pires. A partir das lentes de câmeras e celulares, os alunos registraram imagens que revelam a beleza simbólica, arquitetônica e histórica desses locais, transformando-os em verdadeiras galerias a céu aberto.
Com curadoria e coordenação dooficineiro João Batista Gimenes de Carli, fotógrafo e pesquisador da arte cemiterial, a exposição apresenta 30 fotografias artísticas selecionadas. O projeto busca provocar reflexões sobre memória, arte e patrimônio, valorizando a história local por meio da sensibilidade do olhar fotográfico.
Além da mostra, serão distribuídos gratuitamente ao público fotolivros contendo as imagens e os conteúdos apresentados na exposição.O projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Limeira, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Foto: João Batista Gimenes
Legenda: Exposição apresenta 30 fotografias artísticas selecionadas
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login