Foto de capa da notícia

Iracemápolis lança curta-metragem sobre capoeira como cultura e resistência

Iracemápolis une arte, resistência e tradição através do curta-metragem “Vozes da Roda: Capoeira, Cultura e Resistência” que será lançado no município na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro, às 19h30, no Teatro Virgínio Ometto. O evento será gratuito e aberto a toda a comunidade.

O projeto audiovisual contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc na categoria Apoio a Projetos Culturais, propõe uma imersão na história da capoeira local como expressão cultural, artística e de resistência. O filme constrói sua narrativa a partir da trajetória do movimento capoeirista em Iracemápolis. Destaca seus principais precursores, histórias, produções culturais e as movimentações que marcaram mais de 20 anos de resistência e construção coletiva, chegando até os dias atuais. A obra valoriza a capoeira não apenas como prática corporal, mas como instrumento de identidade, pertencimento e transformação social.

Além do caráter artístico, o projeto reforça seu compromisso social. Ele garante paridade de gênero, equidade racial na equipe e fomenta a formação de novos talentos, ampliando o acesso à produção cultural e audiovisual. “A roda cura. A arte cura ” é a mensagem que conduz o projeto e convida o público a vivenciar essa experiência cultural.

Ficha técnica: Produção Cultural – Eugenia Marina, coordenação Geral – Rafael Henrique, coordenação Artística – Viviane Ribeiro, filmmaker e Fotografia – Vinicius Mena, roteiro – Fernando Kudder, tradução e Interpretação em Libras – Jessica Pereira, assistência de Produção – Kit Menezes e Joselia dos Santos, sonoplastia – Eduardo Ramones, comunicação – Vitor Sales. A população está convidada a prestigiar o lançamento e celebrar a força da capoeira como símbolo de cultura, resistência e identidade em Iracemápolis.


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login