
Novo software da Unicamp permite detectar vazamentos de gás na indústria com mais rapidez
Vazamentos de gás são uma das principais preocupações das indústrias químicas e das que lidam com o armazenamento de gases, pois podem resultar em acidentes graves. Pequenos vazamentos são de difícil detecção, o que exige métodos eficientes de monitoramento de áreas de risco com sistemas de detectores. Contudo, em muitos casos, métodos baseados em observações visuais ainda são usados para a instalação desses sistemas, o que eleva o risco de acidentes dessa natureza.
Para aumentar a segurança na indústria e atenuar esse tipo de risco, uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) resultou no desenvolvimento de uma metodologia e de um software capaz de cobrir 100% de uma área industrial mapeada e otimizar a localização espacial de detectores de vazamentos de gás, o que permite a instalação de sistemas mais precisos e eficientes na detecção de vazamentos.
O professor Sávio Vianna, da FEQ, explica que o software, denominado Optimi, é capaz de cobrir inteiramente uma área a ser mapeada e fornecer a distribuição mais adequada de sensores de detecção de gás no ambiente.
"Basta instalar os sensores nos pontos indicados pelo programa para se aumentar a precisão da detecção de qualquer vazamento. Ao contrário dos métodos empíricos, usados em muitos casos, o software proporciona muito mais segurança às indústrias que utilizam gases em seus processos", detalha o pesquisador.
Versatilidade de aplicações do software Optimi pela indústria
Fundamentado na modelagem em três dimensões (3D) de ambientes a serem controlados, Vianna acrescenta que o Optimi pode ter aplicações em variadas indústrias. "Há casos de empresas do setor alimentício e de frigoríficos que usam o software, em geral quando precisam lidar com amônia em seus processos de refrigeração de produtos. Vazamentos de amônia são extremamente perigosos, e por isso, elas necessitam de detectores", afirma o pesquisador.
Ele acrescenta que o programa é versátil e pode ser aplicado sempre que houver a necessidade de cobrir e monitorar as condições de algum ambiente: "O Optimi resolve um problema de cobertura. Ele foi concebido para a otimização de detectores de gás, mas ele vai além e pode ser aplicado em qualquer situação em que seja necessário controlar as condições de um ambiente", explica o professor.
Ele exemplifica um caso do setor de varejo: "Há alguns anos, alguns pesquisadores usaram o programa para instalar sensores no interior de um shopping center para mapear a localização dos clientes e enviar a eles mensagens de textos promocionais", afirma Vianna.
Licenciamento e comercialização do software Optimi
A Agência de Inovação Inova Unicamp assessorou o processo de proteção da propriedade intelectual e o licenciamento comercial do software Optimi e de sua metodologia para a DPR Engenharia, uma empresa-filha formada por egressos da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. A DPR é graduada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e hoje está hospedada no prédio Núcleo do Parque Científico e Tecnológico, ambos ambientes sob gestão da Inova Unicamp.
De acordo com Denis Shiguemoto, diretor-executivo da DPR, o Optimi já está sendo oferecido no mercado e empresas de diversos segmentos já aplicam o software em sua rotina: "A maioria dos clientes são do setor de óleo e gás, tanto para plataformas offshore quanto para campos onshore, que são os campos em terra. Ele também tem sido usado por indústrias do setor de siderurgia e mineração, em geral quando elas necessitam lidar com gases tóxicos em seus processos produtivos", comenta Shiguemoto.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login