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Região registra desempenho abaixo das metas de alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados do Indicador Criança Alfabetizada, ferramenta que mede o percentual de crianças alfabetizadas na idade certa nas redes públicas de ensino. Os números apresentados referem-se ao ano de 2024, último da gestão passada, e indicam que os cinco municípios da região — Limeira, Artur Nogueira, Iracemápolis, Engenheiro Coelho e Cordeirópolis — não atingiram as metas estipuladas para o período.

 

Limeira, por exemplo, alcançou 62,75% de crianças alfabetizadas em 2024, abaixo da meta de 65,28%. O desempenho mostra um pequeno avanço em relação a 2023, quando o município registrou 62,04%, mas ainda distante da meta nacional e da projeção para 2025, que é de 68,08%.

 

Em Cordeirópolis, o índice caiu de 74,4% em 2023 para 69,60% em 2024, ficando bem abaixo da meta local de 75,28%. Para 2025, a expectativa estabelecida é de 76,12%. Apesar de ainda ter um dos melhores desempenhos da região, a cidade enfrenta uma tendência de queda no indicador.

 

Iracemápolis também teve resultado inferior ao esperado. O município registrou 62,26% em 2024, ante a meta de 62,96%. No ano anterior, o índice era de 59,6%, o que indica leve melhora, mas ainda insuficiente para cumprir o objetivo. A meta para 2025 é de 66,22%.

 

Engenheiro Coelho apresentou um dos piores resultados da região, com queda expressiva. Em 2023, o município havia registrado 53,3%. Em 2024, o percentual foi de apenas 47,86%, bem abaixo da meta estipulada de 57,75%. A meta para este ano é de 62,04%.

 

Artur Nogueira teve ligeiro avanço no desempenho, passando de 50,01% em 2023 para 54,41% em 2024. Mesmo assim, não atingiu a meta de 55,03% e precisa alcançar 59,85% em 2025 para cumprir o cronograma progressivo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa federal de incentivo à alfabetização que serve como base para os dados do indicador.

 

Os dados fazem parte de uma avaliação nacional coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio dos estados. A partir de 2024, o indicador passou a ser divulgado com o objetivo de medir e acompanhar a evolução da alfabetização no país.

 

No panorama nacional, 59,2% das crianças brasileiras foram alfabetizadas na idade certa em 2024, resultado que representa crescimento de 3,2 pontos percentuais em relação a 2023, quando o índice era de 56%. Apesar do avanço, o país não alcançou a meta de 60% projetada para o ano passado. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o impacto da tragédia climática no Rio Grande do Sul — que teve forte queda nos índices — contribuiu para que a meta nacional não fosse atingida.

 

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada prevê metas progressivas até 2030, quando o MEC espera que todos os estados estejam acima dos 80% de crianças alfabetizadas na idade certa. Para 2025, a meta nacional é de 64%. Em 2024, 11 estados atingiram suas metas individuais e 18 apresentaram crescimento nos índices em relação ao ano anterior. Destaques positivos foram Ceará (85,3%), Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%), Espírito Santo (71,7%) e Paraná (70,4%).

 

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