Foto de capa da notícia

Alunos de 12 escolas de Limeira participam de projeto de Educação

A Mostra do Integral 2025 teve início na segunda-feira (20), e reuniu cerca de cem alunos de dez unidades escolares. O saguão da Secretaria de Educação abriga a exposição, que apresenta produções nas áreas de matemática, literatura, ciências, tecnologia, artes e outras disciplinas. A programação segue até quinta-feira (23), com visitação aberta das 9h às 11h e das 13h às 15h. A mostra conta com a participação de representantes da empresa Arteris, da Divisão de Zoonoses (Secretaria de Saúde), da Secretaria de Cultura e da Unicamp, parceiros nas atividades desenvolvidas ao longo do ano. O público também pode conferir uma exposição fotográfica.

Durante o evento, os estudantes interagem com os visitantes, compartilhando processos de criação e aprendizados. Arthur Fernandes, 10 anos, da EmeiefProfª Márcia Ap. Della ColettaSillmann, apresentou um projeto interdisciplinar envolvendo literatura e artes, com base no livro Malala, a menina que queria ir para a escola. “Essa história ensina a valorizar a escola”, comentou o aluno. Já Alice Ferreira, 9 anos, abordou a obra A máquina fantabulástica, destacando a importância de viver a infância intensamente.

Outro destaque foi a apresentação de Rafael Rocha, 11, e Jaqueline Fernandes, 10, da EmeiefProfª Evangelina Mauro. Vestidos como peças de xadrez, os alunos explicaram as regras do jogo e desafiaram o público em partidas rápidas no estilo “blitz”. Já os alunos da EmeiefProfª Maria Ap. de Luca Moore exploraram temas ligados à fauna. Sara Antonela e Ryan de Souza, ambos com 4 anos, falaram sobre a importância das abelhas e o funcionamento de um minhocário, respectivamente.

O prefeito Murilo Félix visitou a mostra e elogiou o empenho dos alunos. “É gratificante ver nossas crianças envolvidas em atividades que estimulam o pensamento crítico e a criatividade. Isso reforça a importância do ensino integral como ferramenta de formação cidadã”, afirmou. O secretário de Educação, Antônio Montesano Neto, também destacou o papel do evento como espaço de troca entre as escolas. “É uma oportunidade para os alunos expressarem o que aprenderam ao longo do ano e partilharem conhecimentos”, disse.

A programação continua na terça-feira (21), com a Mostra Artística e Esportiva no Teatro Nair Bello, envolvendo cerca de 500 estudantes de oito escolas. A apresentação inclui dança, teatro, circo, música e poesia, além de performances nas modalidades de ginástica, jiu-jitsu, judô e capoeira.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login