Inter de Limeira é confirmada na Copa do Brasil de 2025
A vitória do Palmeiras sobre o Grêmio por 1 a 0, sexta-feira no Allianz Parque, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, trouxe boas notícias para a Internacional de Limeira.
Com a classificação matemática do Palmeiras para a Taça Libertadores da América de 2025, o Verdão também garantiu uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil do próximo ano, liberando a vaga conquistada pelo título do Paulistão em cima do Santos.
A Internacional, como o primeiro time na lista de espera do Paulistão, herdou essa vaga. O Leão chegou às quartas de final do Estadual deste ano e acabou eliminado pelo Red Bull Bragantino, com a derrota por 3 a 0, em Bragança Paulista. Mesmo assim, terminou na sexta posição.
A Inter também entraria na Copa do Brasil se o São Paulo terminasse no G-6 do Brasileirão ou se Santos ou Novorizontino conquistassem o título da Série B do Brasileiro.
Isso marca um momento histórico para o Leão, que disputará a Copa do Brasil pela segunda vez em sua história. E a parte financeira desta competição será de fundamental importância para toda temporada.
Em 2017, a Inter foi a vice-campeã da Copa Paulista, perdendo o título para a Ferroviária nos pênaltis, na Arena Fonte Luminosa, após dois empates (0 x 0 no Limeirão e 2 x 2 em Araraquara). A Ferrinha escolheu a Série D do Brasileiro e a vaga da Copa do Brasil foi destinada a equipe limeirense.
O Leão estreou em 2018 contra o Rio Branco, do Acre, no Limeirão, e venceu por 1 a 0, gol do atacante Tom, o "Barba Assassina". Na segunda fase, cruzou com a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. Apesar de jogar bem e criar boas oportunidades, o Leão perdeu por 1 a 0, gol de Yuri.
Mas é bom salientar que o departamento jurídico da Internacional, de responsabilidade do Dr Rafael Rigo, terá muito trabalho no começo do ano, isso em razão da perda de dois mandos de campo pela confusão registrada no dia 29 de junho deste ano contra o São José, no Limeirão.
Naquela ocasião, os torcedores do São José quebraram o portão que separava as torcidas no Major Levy e partiu para cima dos leoninos, registrando cenas lamentáveis de violência. O jogo, válido pela 11ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, chegou a ser interrompido e depois terminou com a vitória do visitante por 2 a 1.
A Inter terá que trabalhar muito nos bastidores para não perder dinheiro. Acontece que a Copa do Brasil vem primeiro que a Série D. A Inter teme que tenha que cumprir a punição nesta rentável competição, o que traria um enorme prejuízo financeiro.
Segundo o presidente Danilo Maluf, dificilmente o Leão escapará dessa punição, mas algumas soluções poderiam ser menos doloridas para os cofres do clube.
No entendimento do mandatário, a Inter deveria cumprir os dois jogos na Série D de 2025, ou seja, na mesma competição da qual foi punida.
A Inter tentará provar a CBF que não teve culpa no episódio e que foi vítima. Sendo assim, disputaria os dois primeiros jogos como mandante da Série D no Limeirão, porém com portões fechados.
Danilo entende que se for obrigado a jogar a 150 km de distância de Limeira, mesmo com a bilheteria liberada, teria um prejuízo financeiro com logística e com o pessoal para trabalhar.
Agora, se a Inter tiver que cumprir a punição na Copa do Brasil, Danilo Maluf afirmou que esse seria o pior cenário. Nesse caso, se o sorteio colocar um time grande do Brasil no caminho do Leão, não estaria descartada a venda do mando para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, a exemplo do que aconteceu no Paulistão diante do São Paulo. Nesse caso, a Inter ganharia da CBF pela participação e pela venda do jogo à empresários.
Mas o problema é que a maioria dos grandes entrará apenas na terceira fase da Copa do Brasil, em razão da participação na Taça Libertadores da América.
Agora, se no sorteio a Inter cair com um time intermediário ou até inferior e tiver que cumprir a punição da CBF, a diretoria teria que escolher um estádio para mandar o jogo e com distância de 150 km.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login