
Morre Chapéu, roupeiro campeão paulista com a Inter em 1986
A Internacional está de luto. Morreu mais um campeão paulista de 1986. O roupeiro Joel Ferreira Pinto, o "Chapéu", nos deixou aos 80 anos. Antes dele faleceram Juarez, Pecos, Kita e Gilson Gênio.
Chapéu trabalhou no Leão por 25 anos. Participou de todas as principais conquistas, como o Paulistão de 1986, a Série B do Campeonato Brasileiro de 1988 e a Série A-2 de 1996.
Joel ganhou o apelido de Chapéu do meia Toinzinho na década de 80.
Nascido em Ouro Fino, Minas Gerais, Chapéu veio para Limeira em 1980, depois de trabalhar na roça.
Sobre a final de 1986, Chapéu contou que estava tranquilo no Morumbi.
O empate sem gols no primeiro jogo com o Palmeiras, diante de 104 mil pagantes, fortaleceu o elenco, segundo ele.
Chapéu estava atrás do gol onde justamente saíram os gols do Kita e do Tato.
Chapéu gostava de falar que seu melhor amigo era o goleiro Silas.
Sobre os treinadores, rasgava elogios a Levir Culpi e Pepe.
Vale lembrar que ele recebeu um convite para trabalhar no Japão, mas recusou por conta dos filhos. "O roupeiro Bezerra que foi no meu lugar e ficou rico", sorriu.
Chapéu não escondia sua torcida pelo Santos. Seu sonho era conhecer o Rei Pelé. "Só o vi pela televisão".
O roupeiro chegou a ter coleção de camisas, mas doou todas. Mas fez questão de guardar ao longo de sua vida a camisa que usou na final de 1986, a medalha e a faixa de campeão.
Chapéu conheceu o Brasil todo com a Inter. Esteve nos principais estádios do país. Quando podia, ia ao Limeirão assistir aos jogos, sempre tendo ao lado o filho Carlão, seu fiel escudeiro.
Chapéu disse que sua única tristeza foi ter sido demitido da Internacional em 2003. O gerente de futebol Júnior Barros trouxe um roupeiro do Rio Branco para o seu lugar.
Chapéu constituiu uma linda família com a saudosa Aurora, que nos deixou há nove anos. Foram 42 anos de casado. Chapéu também deixa as filhas Sione e Simone e os netos Pedro e Kevin. Ele foi sepultado ontem, no Cemitério Parque.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login