Foto de capa da notícia

Hoje faz 37 anos que a Inter conquistava o Brasileiro da Série B

Recordar é viver. Há exatos 37 anos, a Internacional conquistava o segundo título mais importante de sua história: o Campeonato Brasileiro da Série B. Em grau de dificuldade, só perde para o Paulistão de 1986, quando o Leão precisou superar o forte Palmeiras, em pleno Morumbi.

No dia 11 de fevereiro de 1989, a Inter vencia o Náutico por 2 a 1, no Limeirão, fazendo a festa diante do seu torcedor. E foi um jogo dificílimo.

O Leão entrou em campo com: Silas; China, Edvaldo, Alves e Pecos; Manguinha, Gustavo e Machado; Gil, Jefferson e Paulo Mattos. No segundo tempo entraram Silvinho e Amarildo.

O Náutico foi de Pedrinho; Jorginho, Fernando Baiano, Barros e Júnior; Luís Fernando, Nivaldo e Haroldo; Newton, Marcão e Augusto. Entraram no jogo Erasmo e Muller. Wilson Carlos dos Santos foi o árbitro do jogo.

Todos os gols foram anotados na etapa complementar. Machado abriu o placar para a Inter aos 15 minutos. Mas no minuto seguinte o Timbu empatou com Newton.
O gol do título foi de Silvinho aos 37 minutos, para delírio dos mais de 12 mil pagantes no Major Levy.

A Inter disputou 29 jogos naquela Série B. Venceu 16, empatou 10 e só perdeu três. Marcou 46 gols e sofreu 25.
No Limeirão, o Leão terminou invicto, com 11 vitórias e quatro empates, tendo marcado 26 gols e sofrido 10. Já como visitante foram 14 jogos, com cinco vitórias, seis empates e três derrotas. Marcou 20 gols e sofreu 15.

Levir Culpi comandou a Inter nos primeiros 25 jogos daquela Série B. Foram 14 vitórias, oito empates e três derrotas. Seu ataque marcou 41 gols e a defesa sofreu 22.
No fim de 1988, a Série B deu uma parada para retornar em 1989. Levir recebeu um proposta tentadora do Criciúma e deixou o Leão. A diretoria leonina apostou na estrela de Pepe e deu certo.

Nos quatro jogos decisivos com seu José Macia, a Inter venceu dois e empatou dois, subindo para a Série A. Foram cinco gols marcados e três sofridos.

Os artilheiros leoninos na competição foram Machado (11 gols), Amarildo (8), Gilcimar (5), Eduardo (5), Jefferson (4), Alves (2), China (2), Lula Baiano (2), Edvaldo (2), Paulo Mattos (1), Valtair (1), Manguinha (1), Marcelo (1) e Silvinho (1).
Neste ano a Inter voltará a disputar a Série C após 22 anos. A competição terá início em abril e a tabela ainda não foi divulgada pela CBF.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login