Foto de capa da notícia

Durante estiagem, vereador quer tarifa de água conforme consumo real

A suspensão da tarifa mínima de consumo de água durante o período de estiagem foi alvo de uma indicação do vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) ao prefeito Mario Botion (PSD) durante a sessão de hoje na Câmara.

Para tal, ele solicita que a prefeitura adite o Contrato de Concessão da Gestão dos Sistemas e Serviços de Saneamento Básico de Água e Esgotos Sanitários de Limeira/SP, para que enquanto durar a crise hídrica, a concessionária BRK Ambietal passe a cobrar a tarifa de água de acordo com o consumo real do usuário, desprezando assim a tarifa mínima, atualmente prevista em 10m³ de água.

“Em qualquer tempo, principalmente durante o período de estiagem, todas as pessoas devem se esforçar para evitar o desperdício de água. Porém, o usuário dos serviços de água e esgoto, cujo consumo mensal de água gira em média de 5m³ e paga por 10m³, esse consumidor não terá motivação para economizar, pois sente-se no direito de consumir os outros 5m³ pelos quais sempre paga”, calcula o parlamentar.

“Assim, por questão lógica e justa, durante o período de estiagem seria salutar que a concessionária cobrasse a tarifa de água e esgoto com base no consumo real do usuário”.

 

Crítico

Na semana passada, a Comissão de Avaliação e Acompanhamento da crise de abastecimento de água de Limeira se reuniu para acompanhar a concessionária apresentar a situação crítica do abastecimento e dos reservatórios.

Na ocasião, a BRK Ambiental informou que a vazão do Rio Jaguari, atualmente, é de 1,5m³/s, sendo que o mínimo para captação é de 1 m³/s. Assim, duas alternativas foram debatidas na reunião: o reforço das campanhas para o uso consciente da água e a intensificação da fiscalização contra o desperdício.

Para Waguinho, a suspensão do percentual mínimo de consumo seria um fator motivante na economia real. “É fácil cobrarmos da população, mas e a concessionária? O que vem fazendo para motivar além de campanhas? Creio que nesse momento, a cobrança por aquilo que se usa seria uma forma da concessionária realmente também ajudar de forma concreta”.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login