Foto de capa da notícia

Mulheres saem renovadas de projeto Arte com Paixão    

Elas tiveram a oportunidade de fazer micropigmentação das sobrancelhas e aréola, para quem fez mastectomia, após câncer

Cidinalva dos Santos Ferreira, 49 anos, enfermeira, descobriu o câncer de mama em 2016. Ela conta que sentiu um carocinho no seio e buscou atendimento.   “Fiz uma mamografia e depois outros exames que confirmaram o tumor, que era bem agressivo”, diz.

A partir daí, Cidinalva já sabia o que viria pela frente. Sessões de quimioterapia, momentos de dor, dias difíceis, mas sempre sem perder a fé de que daria tudo certo. E foi o que aconteceu. Hoje, está curada e cheia de saúde. “Sempre acreditei na minha cura. Não é fácil, mas minha família e amigos estavam lá do meu lado”, afirma.

Ela teve que fazer mastectomia (retirada de um dos seios), um momento difícil para qualquer mulher. “Não gostava de me ver no espelho, mas quando tive a oportunidade de fazer a reconstrução, foi uma sensação indescritível quando me olhei pela primeira vez no espelho. Abracei e chorei muito com a minha médica. Ali, renasceu uma mulher”.

Na última sexta-feira, ela teve mais uma oportunidade de melhorar sua autoestima e de se ver mais mulher. Ela foi uma das participantes do Arte com Paixão, que esteve pela primeira vez em Limeira. O projeto é idealizado pela especialista em micropigmentação paramédica Ana Savoy, que veio à cidade após pedido da vereadora Mariana Calsa. A técnica é parecida com a realização de tatuagens. Porém, a aplicação da tinta é feita na camada superficial da pele e permite a reconstrução do desenho da sobrancelha ou da aréola mamária. 

Cidinalva passou pelos dois procedimentos, sobrancelhas e aréola, que foi a primeira a ser realiza. Questionada se estava ansiosa, ela disse que não, que estava tranquila. Durona, a enfermeira não segurou as lágrimas quando Ana finalizou o procedimento na mama. “Ficou perfeito. Não tenho palavras para agradecer”, disse. Ela ficou por uns segundos só observando no espelhando. Alí, renasceu novamente uma mulher.

A emoção de cada participante dessa ação contagiava quem estava ali. Impossível segurar as lágrimas quando se via mulheres que passaram por momentos tão difíceis e hoje, curadas de um câncer, tiveram a oportunidade de se enxergarem de forma diferente, mais bonitas e femininas.

Domingas Alves Alencar, 54 anos, operadora de caixa, também fez os dois procedimentos e conta como foi. “É uma sensação única, que vai ficar guardado para sempre”. Ela venceu o câncer em 2012, em 2013, fez a reconstrução da mama e aguardava o momento de poder fazer esse tipo de procedimento. Ela fala da sensação de se olhar no espelho agora. “É uma nova mulher, renovada e repaginada”. Domingas deixa uma mensagem para as mulheres que estão passando por um câncer: “Que elas acreditem e tenham fé em Deus, principalmente, e que vão vencer. Sem fé não se chega a lugar nenhum”.

Otília de Souza Bispo, 50 anos, auxiliar geral, fez a sobrancelha e a aréola e saiu de lá feliz e realizada. “Estou radiante. Venha ficar feliz como eu estou”, disse.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login