Foto de capa da notícia

Autoridades discutem centralização das investigações de maus-tratos

A vereadora Tatiane Lopes e delegado Cláudio Eduardo Nogueira Navarro se reuniram, no último dia 29, para acertar os detalhes da centralização das investigações dos casos de maus-tratos a animais na DIG (Delegacia de Investigações Gerais).

Conforme pedido da parlamentar ao delegado Seccional de Limeira, Antonio Luís Tuckumantel, Limeira passará a ter a investigação de denúncias de maus-tratos centralizadas na DIG, diferente do que ocorria anteriormente quando as denúncias eram direcionadas aos Distritos Policiais.

Para Tatiane, a centralização das investigações garantirá maior efetividade nas apurações dos crimes. “Acredito que essa centralização será um passo importante no sentido de conseguirmos mais garantias de que crimes contra animais sejam devidamente investigados e punidos, o que me deixa bastante feliz já que, como sabemos, a não punição incentiva a continuidade dos atos de maus-tratos. Mas, quero pontuar que os munícipes podem continuar fazendo denúncia em qualquer delegacia porque elas serão automaticamente enviadas para a DIG”, disse

A parlamentar ressalta que compreende as dificuldades de investigação dos casos de maus-tratos, mas defende que é um processo de aprimoramento a médio prazo. “Sabemos das dificuldades e elas não são poucas. A própria Lei Sansão que pune agressores de cães e gatos é muito recente e ainda estamos todos nos habituando com a sua aplicação. Sabemos também das dificuldades relacionadas à falta de especialização das equipes. No entanto, o Dr. Navarro comanda uma equipe altamente competente, bastante sensível à causa animal e que sei que não vai medir esforços para realizar um trabalho de muita qualidade. Havendo uma equipe única se dedicando a esse tema, ao longo do tempo vão se especializando no assunto, podendo até mesmo se tornar uma equipe de referência para outras cidades”, pontua.

Também estiveram presentes na reunião, a assessora da parlamentar, Elaine Rodini, e a diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Limeira, Josiane Silvestrini.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login