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Vereadores visitam UPA para verificar atendimentos  

Coordenadora explicou sobre reclamação de munícipe de tempo de espera, divulgada pela Gazeta

A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo, da Câmara Municipal, visitou ontem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Joaquim Nogueira da Cruz Neto, no Parque Residencial Abílio Pedro. Os vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente, e Lu Bogo (PL), vice-presidente, levantaram informações sobre o atendimento, a disponibilidade de profissionais e a estrutura do local.

Segundo a comissão, a diligência foi motivada após o colegiado ficar ciente, por meio da imprensa local, da denúncia de um munícipe que reclamou do tempo de espera para ser atendido no dia 9 de novembro.

A Gazeta mostrou a denúncia do munícipe sobre o tempo de espera na UPA, mas, na ocasião, a Prefeitura não respondeu ao questionamento da reportagem sobre o ocorrido.

Durante a visita dos vereadores, a coordenadora da UPA, Sônia Aparecida Alves, confirmou o registro de reclamação de um paciente que chegou às 8h39 e foi atendido às 12h08. Questionada pelos parlamentares sobre o ocorrido, ela explicou que a triagem para atendimento segue uma classificação de risco, para garantir a prioridade conforme a urgência. Segundo a enfermeira, o reclamante foi triado na cor azul, que é indicativa para casos não urgentes e, portanto, o tempo de espera é de até três horas.  

A coordenadora detalhou que, na data citada na reclamação, houve uma intercorrência. Segundo ela, o tempo normal foi extrapolado por conta de outro paciente que chegou à unidade com parada cardiorrespiratória, o que demandou uma atenção maior do médico e da equipe de saúde disponíveis para tentar salvá-lo. Este munícipe chegou às 9h14 e foi classificado na cor vermelha, o que indica caso gravíssimo e necessidade de atendimento imediato em decorrência do risco de morte.

A Comissão também foi informada que dois médicos de clínica geral ficam disponíveis para atendimento da população na escala de 10h às 22h. E um clínico fica escalado no período de 7h às 10h. Em média, 200 pacientes são atendidos por dia na UPA. A unidade também dispõe de psiquiatria, ginecologia e pediatria. 

ESCLARECEU

Everton afirmou que as informações fornecidas esclarecem o que ocorreu. “Estamos satisfeitos com o que apuramos. Também conversamos com alguns pacientes e observamos que nenhum estava com o tempo de espera longo”, ponderou.

A vice-presidente falou da importância de as denúncias serem apresentadas à Comissão. “Essa visita foi importante para constatar no local a situação da UPA. Tudo que os munícipes precisarem, estamos à disposição por meio da Ouvidoria da Câmara, que recebe as reclamações e denúncias e, a partir desse registro, nós vamos in loco para apurar e dar um retorno”, enfatizou Lu Bogo.  

As manifestações dos cidadãos direcionadas à Comissão podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria 0800-7747509 (ligação gratuita) ou pelo e-mail ouvidoria@limeira.sp.leg.br. Também é possível fazer a manifestação por formulário eletrônico.

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