Foto de capa da notícia

Alunos do Trajano desenvolvem site de educação ambiental

“Esperamos auxiliar a formação de cidadãos conscientes ecologicamente, incentivar o gosto por química e outras ciências”

Os alunos do técnico em química da Etec Trajano Camargo de Limeira, Victor Gabriel de Oliveira e Júlia Schweitzer, desenvolveram um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que ganhou destaque. O projeto consiste em um site sobre química e educação ambiental. São quatro oficinas, que são um conjunto de três páginas. “Uma sobre educação ambiental, outra sobre química e finalizamos com um experimento contextualizando com as páginas anteriores. No momento todas as nossas oficinas são sobre a água de nossa cidade”, explica Victor.

Das oficinas de água são abordados os assuntos hidrografia de Limeira, poluição das águas, Estação de Tratamento de Água e

Estação de Tratamento de Esgoto. O site é https://ambeduc.com.br/. “Temos muitos planos para desenvolvimento no futuro”.

No relatório do projeto, os alunos citaram a suspensão de aulas, em razão da pandemia da Covid-19, as adaptações ao mundo digital nas redes públicas e particulares de ensino, por meio de videoconferência e a adaptação para a modalidade de Educação a Distância (EAD). “Motivar os alunos está sendo o grande desafio e a educação ambiental é fundamental em todo contexto escolar, por lei ela deve estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Entretanto, são notáveis as dificuldades encontradas pelos professores em acatar o assunto de forma interessante e articulada”.

Os estudantes citaram que “a literatura científica evidencia que, quanto maior o estímulo dado ao indivíduo, melhor será a retenção do conhecimento sobre meio ambiente e a efetividade das ações sustentáveis. O trabalho foi elogiado e implementado em escolas da rede pública em Limeira”. E complementaram: “esperamos auxiliar a formação de cidadãos conscientes ecologicamente, incentivar o gosto dos alunos por química e outras ciências, além de incentivar as próximas turmas a continuarem o trabalho”.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login