Foto de capa da notícia

Limeira envia material para análise de caso suspeito da Ômicron

Mulher, que passou pela África do Sul, testou positivo e material foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para análise

Limeira investiga um caso suspeito da variante Ômicron da Covid-19. Conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde, uma mulher, de 40 anos, esteve na África do Sul recentemente, e passou pela França, onde antes de embarcar, testou negativo para o coronavírus. De acordo com a secretaria, ela está vacinada com duas doses da AstraZeneca, passa bem e está em isolamento domiciliar com a família.

Segundo a pasta, a mulher chegou ao Brasil no dia 1º de dezembro e apresentou sintomas de sinusite, com tosse e dor de cabeça. Ela procurou um especialista do seu plano médico particular e fez um exame PCR, que deu positivo para Covid-19. O hospital procurou a Vigilância Epidemiológica, que orientou pela repetição do exame, que foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para sequenciamento genético para verificar se pode ser a variante Ômicron. A pasta não informou quando deve sair esse resultado.

O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari pontua que foi aberto protocolo de suspeita do caso por conta da passagem da mulher pela África do Sul. “A população deve continuar utilizando máscaras, higienizando as mãos e se vacinando, com as duas doses e a dose adicional, para quem já pode tomar. Essas são as medidas mais eficazes nesse momento”, alerta.

O prefeito Mario Botion determinou que a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, dê todo o suporte à mulher e sua família, que segue sendo acompanhada. Além disso, tanto o Ministério da Saúde quanto a Secretaria Estadual da Saúde foram notificados do caso.

CONFIRMAÇÕES NO PAÍS

Casos da variante Ômicron se espalham por diversos países. Reino Unido e Dinamarca já registram alta nas confirmações. No domingo, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido confirmou 86 novos casos da Ômicron, elevando o total para 246. Já na Dinamarca, as autoridades relataram 183 infecções pela cepa ante 18 contabilizadas na última sexta-feira. Conforme o The New York Times, a mutação da Covid-19 já foi identificada em 45 países.

No Brasil, foram confirmados seis casos da Ômicron, sendo três em São Paulo, dois no Distrito Federal e um no Rio Grande do Sul.

O Ministério da Saúde disse que há sete casos em investigação e todos os pacientes são monitorados. (Com Estadão Conteúdo)

 

Covid: 5 casos e 2 óbitos em uma semana

Em atualização semanal, a Prefeitura de Limeira divulgou o balanço de casos e mortes ocasionadas pela Covid-19 na cidade. Nesta semana, foram confirmados dois óbitos e mais cinco novos casos positivos. No total, o município registra 49.218 casos confirmados, sendo 48.018 recuperados e um internado.

Sobre as duas mortes, a Prefeitura divulgou que as vítimas são um homem de 79 anos e uma mulher de 92 anos. Ao todo, o município soma 1.199 óbitos confirmados e um óbito suspeito em investigação desde o início da pandemia.

A taxa de internações gerais, na última média móvel, é de 66,6% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de 61,4% dos leitos de enfermaria. A ocupação total é de 62,8%. No Hospital Humanitária, que abriga leitos de coronavírus, há um internado em UTI. (Elisandra Monfardini)

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login