Foto de capa da notícia

Pós-Feriado: 96% dos pacientes na Santa Casa não são urgentes

A Santa Casa de Limeira, referência em alta e média complexidade e na Urgência e Emergência do Pronto Socorro, divulgou na tarde de ontem, que 96% das pessoas que aguardaram por atendimento no pós-feriado de Natal, estão classificadas como não-urgente, ou seja, poderiam ser atendidas nas unidades básicas de saúde (UBS).

Segundo a entidade, a prioridade no PS são pacientes da emergência, aqueles que correm risco de morte eminente, depois os pacientes da urgência, que necessitam de atendimento rápido pois o estado de saúde é grave. “Para isso o pronto socorro da Santa Casa conta com a triagem, que é feita por enfermeiros, baseado no protocolo internacional de Manchester, que através de uma escala classifica os pacientes conforme o grau da gravidade e por cores”, explica.

A cor azul representa a classificação mais simples para casos que o paciente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde. O tempo de espera pode ser de até 4 horas e envolve pacientes com queixas de dores crônicas, aplicação de medicação com receita, troca de sondas, entre outros.

De acordo com a enfermeira responsável do pronto socorro Eliana Marta, muitos desses pacientes estão vindo até o PS com sintomas gripais na expectativa de realizar exame da Covid-19 ou da nova influenza H2N3. “A Santa Casa realiza os exames apenas em casos em que o paciente esteja internado na instituição”, destaca a enfermeira.

A entidade ainda explica que pacientes aguardando do lado de fora e outros aglomerados com acompanhantes dentro o pronto socorro, podem agravar situação de pacientes que ali estão em situações vulneráveis. “Mais uma vez pedimos a compreensão de todos para compartilhar a informação de que é importante avaliar se o que você está sentindo é uma demanda de urgência ou emergência para escolher entre o atendimento do pronto socorro da Santa Casa ou de uma UBS”, finaliza.

Artur Nogueira divulga o mesmo índice de lotação

A Secretaria de Saúde do município informou que os Postos de Saúde Familiar (PSFs) estão funcionando nesse final de ano. Dessa forma, os atendimentos não urgentes seguem sendo ofertados nessas unidades. Já o Pronto Socorro do Hospital Municipal deve ser procurado em casos de urgências e emergências. 

Conforme a pasta, cerca de 96% das pessoas (o mesmo índice de Limeira) que têm procurado atendimento nos últimos dias também estão classificados como ‘não-urgente’, e poderiam ser atendidos nas unidades de saúde. Nas unidades, o paciente recebe atendimento médico e é encaminhado para a Farmácia Municipal, que também tem funcionado nesse final de ano. 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login