Foto de capa da notícia

Setor de serviços puxa saldo positivo de empregos formais

Criação de postos de trabalho em outubro aumentou 159%, em relação ao mês de setembro

Limeira teve saldo positivo na criação de empregos com carteira de trabalho assinada em outubro. Segundo dos dados o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no mês foram criados 595 postos de trabalho, um aumento de 159%, se comparado a setembro, que contabilizou 229 empregos. Aumento bastante significativo neste momento em que as atividades comerciais registram uma retomada.

O saldo é resultado de 3.449 admissões e 2.854 demissões. Dos setores, serviços foi o que puxou o resultado positivo do mês de outubro. O setor criou 277 postos de trabalho. Do total, 200 empregos formais foram criados nas áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliária, profissionais e administrativas.

O proprietário da Imobiliária Globo Lar, Elton Pereira, comenta que a estatística é real e, no mercado, a primeiro momento, a resposta de intermediação de venda e compra estava bastante pujante. Agora, no segundo semestre deste ano, a parte de locação começou a acender novamente. “Por conta disso, as empresas começam a contratar mais profissionais para locação. A área de vendas, desde outubro, não vem dando mais força como antes. Talvez, por conta dos preços que aumentaram muito, como de imóveis. E as pessoas voltando a sua vida normal, no trabalho, começam a buscar imóveis para locação”, observa.

A indústria também fechou o mês com saldo positivo e criou 167 postos de trabalho. Resultado bastante significativo, se comparado ao mês de setembro, quando foram criados apenas 19 empregos com carteira assinada.

O comércio também teve destaque em outubro com a criação de 141 postos de trabalho, queda de 32,8% comparado a setembro, quando foram contabilizados 167 empregos formais. Do saldo total do comércio, a área varejista abriu 68 postos de trabalho em outubro.

Nesta época do ano, há expectativa das contratações temporária, que podem depois se tornar efetivas. Além disso, os comerciantes esperam um bom movimento nas lojas para as compras de fim de ano. Em Limeira, o comércio iniciou ontem o horário especial de atendimento ao público, das 9h às 22h.

O setor da construção registrou queda de 70% na criação de empregos formais, ou seja, de 44 postos abertos em setembro caiu para 13 em outubro.

O único setor que teve saldo negativo foi a agropecuária, que fechou três postos de trabalho.

NO ANO

Até outubro foram abertos 5.533 empregos formais, uma variação de 7,22%. No acumulado de 12 meses, são 5.554 postos de trabalho.

O estoque de empregos formais em Limeira, em outubro, é de 82.182. Este é o número total de vínculos celetistas ativo, ou seja, pessoas empregadas com registro em carteira de trabalho.

O estoque maior é do setor da indústria, com 32.909, seguido por serviços (25.288), comércio (20.120), construção (2.987) e agropecuária (878).

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login