Foto de capa da notícia

Folia de Reis: tradição que se mantém viva em Limeira

O dia de “Santos Reis”, tradicional festa religiosa católica e festejo cultural será lembrado amanhã em Limeira com apresentações da Cia de Reis São Lucas. Mantendo viva uma das maiores manifestações populares, o grupo vai promover às 19h30, as visitas nas residências da rua Teixeira Marques na Vila Teixeira Marques, onde será rezado um terço, às 20h30, na casa de nº 558.

Já no sábado, dia 8, a grande festividade acontecerá na Rua José Alfredo João Sthalberg, 658 - Jardim Santo André com entrada no salão da quase paróquia, passagem pelos arcos; saudação à mesa de alimentos, terço, músicas e o tradicional jantar gratuito a população.

Há 16 anos, a companhia tem realizado as visitas domiciliares e participa de eventos nos estados de São Paulo e Minas Gerais. O grupo visita as casas de fiéis entoando músicas em louvor ao nascimento de Jesus e a viagem dos três reis — Baltazar, Belquior e Gaspar — para Belém para encontrar o menino Messias.

Segundo o mestre, Wilson Nunes Cerqueira, as visitas iniciaram no dia 11 de dezembro e o encerramento, como é tradição, acontece no dia 8 com a celebração. “O jantar é oferecido a população graças as doações arrecadadas pelas visitas nas casas. A Folia se mantém viva em nossa cidade graças a fé dos limeirenses”, disse.

Com 20 integrantes, a companhia sonha em se expandir através de uma oficina de aprendizagem. “Nosso objetivo é promover uma troca de experiência e incentivar os mais jovens a participarem do grupo, aprendendo a tocar instrumentos e a importância de todos os ritos que compõem a Folia de Reis. Para isso precisamos de apoio de políticas públicas, do setor privado e da própria população. É um projeto que precisa sair do papel”, disse.

Para Cerqueira, falta incentivo para festas e culturas populares. “O estado de são Paulo possui atualmente 482 grupos de folias catalogados. Na região, pelo menos uma companhia mantém a tradição, mas falta apoio para a realização de encontros e para a divulgação dessa grande festa religiosa e popular. A cidade possui espaço, mas falta oportunidades”, afirma.

 

Artur Nogueira cancela Folia de Reis devido a Covid-19

 

Devido ao aumento no número de infecções por Covid-19 e dos casos de gripe (Influenza) em Artur Nogueira, a tradicional Folia de Reis foi cancelada no município. O anúncio foi feito ontem pelos organizadores do evento, o grupo Folia de Reis Luz Divina, e vai ao encontro das recomendações das autoridades de saúde. 

O mestre do grupo de foliões, Luiz Antônio dos Reis, lamenta pelo adiamento da manifestação religiosa, mas destaca que foi a melhor decisão para o momento. “Os colaboradores da nossa cozinha e os que iriam receber a visita em seus lares já estavam se preparando para o evento, mas, por motivos de força maior, teremos que cancelar”, informou Reis. Ele ainda reforça que a medida se faz necessária para que não haja contaminação dos vírus entre o grupo vulnerável da terceira idade. “Os hospitais já andam todos lotados, então é melhor prevenir do que remediar”, argumentou.

A respeito dos preparativos já realizados pelos colaboradores, Luiz Antônio assegura que não será em vão. “Nós vamos fazer a Folia dos Reis ainda este ano, quando a situação já estiver sob controle”, assegura. 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login