Foto de capa da notícia

Sindicato reivindica reajuste salarial de 21,48%

O Sindsel foi à Prefeitura de Limeira na tarde de ontem para se reunir com a Gestão do prefeito Mario Botion. Representando a categoria dos servidores, o sindicato reivindicou pelas perdas salariais acumuladas nos últimos dois anos, solicitando um Reajuste Salarial de 21,48% e aumento no Vale Alimentação onde o benefício passa a ser fixado em meio salário mínimo vigente e que seja estendido para todos os servidores. Além disso, a entidade também solicitou o reajuste de 33% no piso salarial do magistério.

“A gestão municipal apresentou uma proposta muito inferior que a expectativa da categoria, sendo a proposta de 5% retroativos a janeiro de 2022, e mais 10% a serem pagos em Julho de 2022, e um aumento de 15% no Vale Alimentação. O Sindsel rejeitou a proposta, visto que estamos apenas tentando recuperar as perdas corroídas pela inflação. Também foi dito pela Gestão de Botion que o Vale Alimentação dos aposentados será retirado, e que a Alíquota Previdenciária de 11% para 14%, o que acarreta em mais perdas para o servidor. Uma medida cruel, pois, os aposentados poderão passar mais necessidades ainda” disseram os diretores Silvana Arado e Mauricio Mendes.

Segundo a nota do sindicato, as reivindicações apresentadas são coerentes e responsáveis com o dinheiro público, “visto que o Governo de Mário Botion tem destinado muito menos do que se pode legalmente destinar à folha de pagamento. A arrecadação do município teve um grande superávit no último ano, superou as expectativas da gestão enquanto o funcionalismo público sofria os impactos de uma inflação altíssima, com corrosão salarial, e perda do poder de compra”, informou.

Quando Mário Botion assumiu, o gasto com a folha de pagamentos era de 47% da arrecadação líquida, foi reduzindo e hoje caiu para 37 %. “Tudo o que estamos pedindo é para que a folha suba para 44%, mesmo assim ela estará bem abaixo do limite prudencial -  que equivale a 48%. Lembrando ainda que pode se gastar até 54% da arrecadação liquida”, destacou.

A direção do Sindsel já havia se reunido no último dia (25) e tirado como resolução não aceitar menos do que as perdas dos últimos dois anos. “Entendemos que os ajustes propostos garantirão ao trabalhador maior dignidade, fazendo com que os mesmos se sintam valorizados pelo serviço que prestam com dedicação ao município”, afirma.

O Sindsel realizará uma assembleia no dia 10 de fevereiro onde mobilizará toda a categoria. “Lembrando que temos um Estado de Greve protocolado para o dia 10 de fevereiro de 2022”, finaliza.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login