Foto de capa da notícia

Limeira decreta a Lei “Maria da Penha nas Escolas”

A Prefeitura de Limeira regulamentou, no último sábado, a Lei Municipal nº 6.570, de 14 de junho de 2021, que assegura a profissionais e alunos no âmbito das escolas municipais ao programa educacional de prevenção à violência doméstica (Maria da Penha nas escolas).

Durante o mês de março, os profissionais da Rede Municipal de Limeira passarão por processos de formação continuada realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com universidades e instituições que desenvolvem a temática vinculada à violência doméstica.

As equipes escolares desenvolverão ações/projetos pedagógicos articulados à atuação Serviço Social Educacional da Secretaria Municipal de Educação, que contemplem o trabalho interdisciplinar para o enfrentamento à violência com ênfase em Direitos Humanos, rejeitando toda forma de violência no âmbito das comunidades escolares.

A proposta é da vereadora Mariana Calsa (PL), aprovada por unanimidade em maio do ano passado. "A presente proposição se faz necessária, pois pretende incluir o tema da violência doméstica no conteúdo pedagógico das escolas, de forma que isso ajude a atenuar, no curto e longo prazo, os crescentes casos identificados pelos sistemas de denúncia", justificou a parlamentar na época.

Outro propósito é sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do respeito aos direitos humanos, de forma a prevenir e evitar as práticas de violência doméstica. "A escola é parte fundamental na formação cultural e moral dos indivíduos que constituem a nossa sociedade. Um trabalho com crianças e adolescentes pode ajudar a incentivar as denúncias e aberturas de boletins de ocorrência das agressões que eles presenciam no ambiente familiar ou têm ciência de que ocorrem em outros lares", argumentou. O decreto já está em vigor, conforme prevê o edital.

Semana de prevenção acontecerá em março

O programa educacional será desenvolvido anualmente, conforme a disponibilidade das instituições de ensino. Também é proposto que no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher) seja realizada uma programação ampliada e específica em relação ao tema e à data. “Trata-se de um tema crítico para a nossa sociedade: violência contra as mulheres. Por isso, proponho uma grande reflexão sobre equidade e direito das mulheres e também sobre direitos humanos", afirmou Mariana.

A semana de Prevenção à Violência Doméstica ocorrerá na última semana do mês de março, com o desenvolvimento de ações junto aos estudantes do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos, envolvendo a articulação com a área de História, por meio dos temas específicos de "Direitos e Deveres dos estudantes" e "Direitos Humanos", conforme Currículo da Rede Municipal.

A equipe do Serviço Social Educacional da Secretaria Municipal de Educação desenvolverá ações para o acolhimento e orientações às mulheres e mães responsáveis pelos estudantes da rede municipal de ensino, realizando encaminhamentos para outros setores em situações em que se constatar violação de direitos.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login