Foto de capa da notícia

Alunos da Etec de Limeira ganham prêmio na final da Febrace

O projeto dos estudantes da Etec Trajano Camargo, de Limeira, conquistou o quarto lugar na categoria Engenharia da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A cerimônia de encerramento foi realizada em formato remoto no último sábado (26) e transmitida pelo canal da Febrace no YouTube.

Anthony Paulo de Oliveira Rocha, Andrews Henrique Augusto e Christian Ranieri Pereira Dias elaboraram um estudo sobre a produção de energia por meio de uma caldeira artesanal que é abastecida com bagaço de cana-de-açúcar, com o objetivo de auxiliar o pequeno produtor rural. O trabalho foi feito sob orientação de Sérgio Delbianco Filho e coorientação de Gislaine Barana Delbianco.  

“O nosso projeto foi baseado em muito planejamento e resiliência. Por estarmos em um período de pandemia, o desenvolvimento foi um pouco mais difícil, mas soubemos administrar bem o que tínhamos em mãos”, comenta Anthony. “Sabemos que encontramos as pessoas certas para nos ajudar e agradeço a todos que nos auxiliaram nessa conquista”, disse.

O projeto também ambiciona mitigar os efeitos da crise hídrica que atualmente aflige o Brasil ao oferecer ao usuário uma maneira barata de se gerar energia. Os alunos projetaram juntamente com o orientador vários protótipos de caldeira e selecionaram o que mais se encaixava com a realidade de materiais e produção de vapor. Assim, por meio de uma parceria com o pai de um dos integrantes (que é soldador), deram início a fase de prototipagem.

A 20ª Febrace aconteceu pela terceira vez de forma virtual para atender as normas de segurança e de isolamento para o controle da pandemia. Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Epusp) desde 2002, a edição de 2022 contou com 1.081 estudantes, de 333 escolas de todo país, sendo que cerca de 65% destas unidades representavam a rede pública.

 A plataforma da Febrace manteve a mostra virtual dos projetos finalistas no período de 14 a 25 de março. Os premiados recebem troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas ofereceram prêmios, como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em feiras nacionais e internacionais.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login