Foto de capa da notícia

Limeira recebe encontro da Funasa sobre saneamento rural

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vem promovendo o “Projeto Estratégico Territorializado de Atuação Governamental no estado de São Paulo”. O evento, destinado aos prefeitos dos municípios da Bacia do Piracicaba/Capivari/Jundiaí abordou, ontem, assuntos relacionados ao saneamento rural para cidades que fazem parte desta Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI), incluindo Limeira.

Cerca de 60 representantes de mais de 50 cidades das Bacias Hidrográficas de Piracicaba, Capivari e Jundiaí estiveram em Limeira. O encontro aconteceu no Teatro Nair Bello. De acordo com o superintendente estadual da Funasa em São Paulo, Ronaldo Camargo, este é o primeiro passo para firmar novas parcerias e buscar cidades para ações de saneamento.

“Fizemos um questionário para os municípios a fim de verificar as necessidades em relação a água, esgoto e resíduos sólidos. Identificamos que os prefeitos tinham grandes dificuldades para atingir as metas de saneamento e abrimos as portas da Funasa. Com isso, observamos que praticamente ninguém tratava de saneamento rural”, afirmou. 

Ainda para Ronaldo, esse projeto poderá servir de modelo para outros estados e para ações futuras. “Nós começamos a verificar como eram feitos os planos de saneamento municipais e notamos que eles não atendiam a necessidade real das cidades. A partir de então, pensamos que o estado de São Paulo poderia ser pioneiro nesse quesito. Esse projeto é um case que pode ser inspiração para o levantamento técnico de orientação de investimentos em saneamento rural no país”, completou. 

O estudo que será apresentado permitirá a elaboração de um relatório do diagnóstico da situação do saneamento rural nos 645 municípios das 22 unidades de gerenciamento, que contemplem os quatro componentes do saneamento básico, em conformidade aos programas e ações orçamentárias da Funasa e diretrizes do Programa Saneamento Brasil Rural (PSBR). Também serão consideradas as definições de modelo de gestão, seleção de tecnologias, educação e participação social.

Na semana passada, Limeira sancionou o Plano Municipal de Saneamento Básico que entre outras ações, abre precedente para a criação da taxa do lixo, além da privatização do sistema de coleta de lixo, varrição, transporte e destinação final dos resíduos por meio de parceria público privada (PPP) e até mesmo para um subsídio à empresa responsável pela gestão do sistema.

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login