Foto de capa da notícia

Vereadores visitam Ceief Mário Covas e funcionários pedem melhorias

Os vereadores da Comissão de Educação e Cultura realizaram mais uma visita na manhã de quarta-feira, 16 de março. A escolhida foi o Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceief) Governador Mário Covas. O objetivo foi conhecer as instalações e ouvir as demandas da direção. Necessidade de mais monitores e auxiliares de serviços gerais, poda de árvores e manutenção dos brinquedos dos parquinhos foram apontadas pela direção.

O vereador Elias Barbosa (PSC), presidente da Comissão, e as vereadoras Constância Félix (PDT) e Terezinha da Santa Casa (PL), vice-presidente e secretária, respectivamente, foram recebidos pela diretora Silmara Maria Barana. Segundo ela, a escola atende 743 alunos, do berçário 1 ao 5º ano do ensino fundamental e a turma de educação de jovens e adultos (EJA).

Silmara contou aos vereadores que não há muitas demandas de melhorias na infraestrutura do prédio, pois a maior parte das manutenções foram feitas pela própria escola, por meio do Termo de Colaboração, um recurso destinado pela Secretaria Municipal de Educação para todas as escolas para que sejam feitas compras ou pequenas reformas pela direção, de acordo com a necessidade.

A diretora apontou, durante a visita, as principais aquisições feitas por meio do termo, como instalação de porta de fuga contra incêndio, a instalação de telas na quadra coberta, para impedir a entrada de pombos, a pavimentação de um acesso ligando os dois prédios da escola, uma rampa acessível para cadeirantes, instalação de telas mosquiteiras e coifas nas cozinhas e grades em algumas salas de aula e de uso geral da escola.

As grades, Silmara explicou, foram colocadas durante a pandemia, para melhorar a segurança do prédio, pois, no início de 2020 a escola foi furtada, os assaltantes roubaram todos os cabos de energia, uma geladeira e um microondas. “O furto não prejudicou as aulas, pois ocorreu no início da pandemia, quando as crianças já estavam cumprindo as atividades de forma remota”, relatou a diretora.

Demandas

Silmara disse que tudo que é possível é feito utilizando os recursos do Termo de Colaboração, porém algumas reformas ainda precisam ser feitas com recursos da Secretaria de Educação, como a dos brinquedos dos parquinhos da escola. A diretora informou aos vereadores que o pedido já foi feito formalmente por meio de Comunicado Interno (CI), mas ainda aguarda a realização da manutenção.

Ela também falou da necessidade de poda das árvores, que só pode ser feita pela empresa Forty Construções e Engenharia, responsável pela coleta de lixo e pelo serviço de zeladoria da Prefeitura. O pedido também foi feito por CI.

Além da poda de árvores e da manutenção do parquinho, a diretora falou da necessidade de contratar mais monitores, para auxiliarem no atendimento aos alunos com necessidades especiais e também de mais auxiliares de serviços gerais. 

Silmara também falou que a escola está sem giz e que teve de pedir doação a outra escola. Sobre os materiais escolares fornecidos pela Prefeitura, a diretora disse que o número enviado não foi o suficiente para atender a todos os alunos que precisaram.

Comissão

A Comissão de Educação e Cultura tem realizado visitas a diversas escolas municipais desde 2021, com o objetivo de conhecer a infraestrutura dos locais e ouvir as demandas da direção e dos profissionais da educação. Neste ano o colegiado já visitou as escolas Centro Infantil (CI) Irene Gomes Bortolan e a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Padre Maurício Sebastião Ferreira, CI Murilo Lemos Mendes da Silva e o Ceief Professora Flora de Castro Rodrigues

Com as informações em mãos, os parlamentares elaboram ofícios e intercedem junto à Secretaria de Educação, somando esforços para solucionar os problemas apresentados durante as visitas.

São responsabilidades do colegiado apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município. O colegiado se reúne na Câmara todas as quartas-feiras, a partir das 15h30.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login