Foto de capa da notícia

Adultos com paladar infantil: nutricionista alerta o que fazer

Nos dias atuais, parte dos adultos apresenta dificuldades alimentares. A nutricionista do Sistema Hapvida, Sonalle Andrade, avalia que uma parcela importante dos casos resulta das práticas vindas da infância e o adulto cresce com o chamado "paladar infantil". E isso pode desencadear doenças crônicas.

 "A disponibilidade de alimentos durante a infância relaciona este paladar a um adulto saudável ou não. A criança deve ter, durante a introdução alimentar, uma variedade de alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas, raízes, legumes e cereais para ser um adulto que não tem um paladar infantil. Quem tem alimentação rica em gordura, açúcar e industrializados, na infância, vai se tornar um adulto que vai se alimentar desta forma também", conta Sonalle.

 A variação no cardápio surge como alternativa. "É necessário modificar a alimentação e sempre variar os alimentos. Existe também um Transtorno Alimentar Relacionado à consistência, cor e sabor de alguns alimentos. É necessário avaliar se é somente um paladar infantil, e aí, esse adulto precisa se conscientizar que deve melhorar a sua alimentação", afirma.

 As dificuldades geram doenças como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e úlcera. Porém, a avaliação feita por especialistas é importante, pois há outras causas relacionadas. "Pode ser também um transtorno relacionado à pessoa que não consegue ter essa introdução alimentar dos alimentos mais saudáveis. E aí, ele precisa avaliar e procurar uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais como psicólogos, nutricionistas e endocrinologistas, para auxiliar nessa introdução de alimentos mais saudáveis".

Sobre o Sistema Hapvida

O Hapvida é o maior sistema de planos de saúde e odontológicos do Brasil em número de beneficiários. Em 2022, a combinação de negócios do Sistema Hapvida com o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto o GNDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições.

A companhia possui mais de 66 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 33 mil dentistas. Com a missão de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 84 hospitais, 75 prontos atendimentos, 294 clínicas médicas e 262 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login