Foto de capa da notícia

Alunos da Ruth Ramos se transformam em empreendedores

A Escola Estadual Profª Ruth Ramos Cappi transformou alunos em empreendedores. O projeto desenvolvido durante a disciplina eletiva sobre empreendedorismo contou com a participação de 20 estudantes que foram certificados, no último dia 20, em uma cerimônia de formatura na escola.

Desenvolvida pelo professor José Roberto Toledo, a iniciativa apresenta a perspectiva de transformar a escola em um espaço empreendedor e sustentável, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de processos educativos permanentes e contínuos trabalhando o protagonismo dos jovens para o empreendedorismo.

Ao longo das aulas, o conteúdo contou com algumas ferramentas de coaching e neurolinguística, para que os alunos pudessem alcançar os primeiros objetivos juntamente com às questões de comportamentos e de projeto de vida, através de apresentações e dinâmicas interativas.

“Trabalhar com os alunos foi muito gratificante, porque despertou o empreendedorismo de cada um. Essa oportunidade me fez conhecer melhor o potencial dos meus alunos do ensino médio”, comentou Toledo. “O projeto apresentou bons resultados e poderá ser replicado em outras escolas”, destacou em entrevista para a Gazeta.

O projeto é similar ao “Programa Empreenda Jovem”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, cujo objetivo geral é o de trabalhar o desenvolvimento pessoal bem como habilidades empreendedoras em jovens do ensino fundamental II e ensino médio de escolas estaduais do município de Limeira de maneira que estejam minimamente despertados para um ambiente profissional.

A disciplina também foi auxiliada pela professora Josiane Gallo e coordenada pela Professora Coordenadora Geral Alessandra Maria Moreira Gimenes. As aulas também foram ministradas por três integrantes da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação: Estevão Nogueira (diretor de Atendimento à População e ao Empreendedor), Vanessa Cristina Buzolin (assessora Especial em Gestão Pública) e Daiane Fávero Picolomini (chefe de Relacionamento Legislativo). E ainda, do professor Lucas Evangelista, da Secretaria de Educação - que apoiou o projeto.

Segundo Nogueira, após a elaboração do conteúdo, o programa foi apresentado à diretora Regional de Ensino, da Secretaria Estadual da Educação, Magda de Moraes, que deu aval à execução do curso. “Procuramos incentivar as habilidades empreendedoras dos alunos, para que eles estejam aptos a analisar problemas complexos, propor soluções inovadoras e crescer profissionalmente, seja criando o seu próprio negócio ou se destacando dentro de uma empresa”, comentou Nogueira. 

As aulas começaram em março, e ao longo do curso, os alunos foram desafiados a desenvolver planos de negócios. “O projeto apresentou bons resultados e poderá ser replicado em outras escolas”, salientou. Tito Almirall, por sua vez, reforçou o sucesso da experiência. “Pudemos conhecer melhor o pensamento e as aspirações dos jovens, além de interagir e motivá-los a desenvolver seus próprios projetos de futuro”, disse. “A ação vai nortear nossas próximas ações voltadas a esse público”, acrescentou. 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login