Foto de capa da notícia

Mais de 5,5 mil jovens tiraram título de eleitor em Limeira

Ao encerrar o cadastro eleitoral para as Eleições 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) celebrou a superação de todos os recordes já registrados pela Justiça Eleitoral. Só em Limeira, 5.530 jovens emitiram seus títulos de eleitor e estão aptos a votarem nas eleições deste ano. 

Segundo informações dos cartórios eleitorais de Limeira, do total, 156 títulos foram emitidos para jovens de 15 anos, 872 títulos para adolescentes de 16 anos, 1.675 títulos para jovens de 17 anos e 2.827 para limeirenses de 18 anos.

Para o cientista político Leonel Cupertino, o aumento do interesse dos jovens em curto espaço de tempo se deve a uma campanha no ambiente das redes sociais por artistas e influenciadores digitais. Ele também destacou para a Agência Brasil a modernização do TSE e a facilidade em tirar o título.

Ele avalia que hoje o debate político está presente enquanto pauta de discussão na juventude. No Brasil, o voto é facultativo para os adolescentes de 16 e 17 anos. Em todo o país, entre janeiro e abril deste ano o país ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, que no dia 2 de outubro comparecerão às urnas para exercer o nobre e digno direito do voto.

Esse número representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses do ano em 2014. As ações da Justiça Eleitoral realizadas durante a Semana do Jovem Eleitor, entre os dias 14 e 18 de março, se refletiram nos números.

INICIATIVA PIONEIRA

A Semana do Jovem Eleitor de 2022, promovida pelo TSE e por todos os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), teve como objetivo atrair o público de 15 a 18 anos de idade. A iniciativa foi criada em 2015 e visa aumentar cada vez mais o número de brasileiras e brasileiros que contribuem para a escolha dos representantes políticos do país.

Uma resolução do TSE permitiu que eleitores com 15 anos tirem o título, mas só podem exercer o direito do voto aqueles jovens que tenham completado 16 anos até o dia do primeiro turno das eleições.

No período da Semana, o Portal do Tribunal publicou uma série de notícias com as principais informações sobre o pleito deste ano, legislação eleitoral, alistamento, transferência e regularização do título de eleitor, entre outros tópicos, tudo para que o público jovem não tenha nenhuma dúvida quanto a prazos e regras das eleições e possa votar com segurança e confiança.

 

Um dos destaques da Semana foi o tuitaço para conscientizar a juventude sobre a importância de tirar o título de eleitor realizado no dia 16 de março. Segundo dados do Twitter, foram publicados durante a mobilização cerca de 6,8 mil tuítes com esse tema, que chegaram às telas de mais de 88 milhões de pessoas. Mais de 4,7 mil usuários da plataforma participaram da iniciativa, seja com publicações próprias ou com a retransmissão de postagens feitas por pessoas a quem seguem.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login