Foto de capa da notícia

Infectologista destaca a importância da vacinação contra a gripe

Desde o último dia 27 de junho, a Prefeitura de Limeira está realizando a vacinação contra a gripe para pessoas acima de 18 anos de idade. São 18 pontos de atendimento, numa ação que reforça a importância da imunização na população.

A infectologista do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca, ressalta a necessidade de manter a carteira de vacinação em dia: "Por causa das vacinas, nós fomos capazes de eliminar a varíola, conseguimos extinguir a paralisia infantil e a poliomielite em todo o Brasil. Nós temos o maior programa de imunização gratuita do mundo", afirma.

A infectologista ainda destaca. "As crianças não precisam sofrer com enfermidades como sarampo, caxumba, paralisia infantil, gripe e covid-19. Podemos começar a proteger os bebês, desde a barriga da mãe até quando ele nasce com doenças como hepatite, meningite, pneumonia, difteria, tosse comprida e diarreia". E completa, "e há imunização disponível para adultos e crianças também. Hoje, se podemos estar mais tranquilos em relação à covid, foi por causa da vacina".

Para a infectologista, familiares devem estar atentos. No caso dos idosos, há situações em que a locomoção até o posto de saúde se mostra mais difícil.

Influenza e a relação com infarto e derrame

A infectologista lembra que a influenza é uma doença grave nos extremos de idade, abaixo de cinco anos e acima de 60 anos. Geralmente, acontece em surto na região Sudeste, entre os meses de maio e julho. A vacina contra a gripe reduz também casos de infarto e derrame.

O Programa Nacional de Imunização (PNI), que até hoje é responsável pela coordenação das campanhas vacinais, foi criado na década de 1970. As vacinas são produzidas a partir de vírus mortos, inativados e fragmentos de patógenos. Não há como causarem doença. Em parte dos casos, há efeitos adversos, que muitas vezes são erroneamente confundidos com doença.

A novidade, este ano, é que, dependendo da faixa etária, a pessoa pode tomar as vacinas da Influenza e da covid de uma só vez. A Prefeitura de Limeira diz que, em razão do inverno, a ação visa oferecer a proteção contra a influenza para o maior número de pessoas.

A Prefeitura informa os locais de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Também há sistema de plantão aos sábados, com divulgação antecipada. Para se vacinar, é preciso apresentar CPF, Carteira de Vacinação e Cartão SUS. Também é obrigatório ir com máscara. É recomendado que, em caso de suspeita de coronavírus ou de gripe, a pessoa deve aguardar 15 dias para ser vacinado.

 

Silvia Fonseca

Infectologista do Sistema Hapvida

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login