Foto de capa da notícia

Limeira fica entre as 10 cidades em ranking de Desenvolvimento Sustentável

Limeira está entre as 10 melhores cidades no ranking que mede o desempenho dos municípios brasileiros no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU - Organização das Nações Unidas. O município ficou em 9º lugar na classificação geral, entre 5.570 cidades do país, com 63,53 pontos.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR) faz parte de uma série de relatórios produzidos pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN) para acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países membros da ONU, como o Brasil. A pesquisa avaliou os 17 ODS de todos os municípios brasileiros, com a identificação de resultados e desafios na busca pela melhoria das condições de vida das pessoas.

O índice tem como objetivo estabelecer os ODS como ferramenta útil e efetiva para a gestão pública e a ação política nos municípios brasileiros. O monitoramento de indicadores permite guiar as prioridades dos governos locais de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados.

Limeira recebeu as melhores avaliações nas categorias “Água limpa e saneamento”, “Indústria, inovação e infraestruturas”, “Energia limpa e acessível” e “Vida na água”. A nota mais baixa foi em “Igualdade de gênero”, “Proteger e vida terrestre” e “Parcerias e meios de implementação”.

Os resultados estão apresentados de maneira em que são destacados os maiores desafios enfrentados pelos municípios brasileiros, o que permite avaliar o desempenho de serviços e políticas públicas implementados pela gestão municipal – além de atribuir maior responsabilidade aos governos locais.

O IDSC-BR apresenta uma avaliação abrangente da distância para se atingir as metas dos objetivos ODS nos 5.570 municípios brasileiros, usando os dados mais atualizados (tipicamente entre 2010 e 2020) disponíveis em nível nacional. Esta avaliação faz uso de 100 indicadores de fontes públicas e oficiais nacionais.

Das cidades de circulação da Gazeta, Iracemápolis ocupa o 91º, Holambra em 182º, Engenheiro Coelho em 253º lugar, Cordeirópolis em 770° no ranking e Artur Nogueira em 1334º. Na região, Piracicaba está 31º, Campinas em 64º, Americana em 44º e Santa Bárbara d’Oeste em 405º lugar.

 

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login