Foto de capa da notícia

Limeira ultrapassa 500 casos confirmados de dengue

Limeira já registra 558 casos confirmados de dengue em 2022. Os dados são do Boletim da Vigilância Epidemiológica atualizado no último dia 15 de julho. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 55,8%. O município ainda registra um caso confirmado de chikungunya e 36 notificações. Já em relação ao zika-vírus, um caso está em aberto e 33 estão em investigação.

Ontem, a Prefeitura completou um mês sem divulgar o mutirão contra a dengue que é realizado nos bairros. No balanço do dia 27 de junho, 2.257 imóveis foram visitados pelos 102 agentes. Dos 97 criadouros identificados, 39 continham água e um apresentava larvas. Segundo o Zoonoses, as larvas foram encontradas em plantas com água.

REGIÃO

Nas cidades de circulação da Gazeta, Artur Nogueira registra esse ano 291 casos confirmados de dengue e 543 notificações. Não há registros de mortes. Em Iracemápolis, a Prefeitura divulgou 80 casos confirmados em 2022, 269 descartados e 349 notificações. Cordeirópolis tem 259 casos positivos, sendo um importado e 452 casos em investigação. O último balanço divulgado pelo setor revela que Holambra registrou este ano 99 casos de Dengue. No ano passado inteiro foram 24.

Mesmo no inverno, com o aumento das temperaturas, a população deve estar atenta ao acúmulo de água parada. O Ministério da Saúde alerta que a preocupação com a doença deve ser reforçada o ano inteiro. “Durante o outono e o inverno, o surto de dengue não é comum. Entretanto, a doença é uma ameaça o ano inteiro e uma trégua ao Aedes pode significar uma epidemia quando as temperaturas voltarem a subir. Associar a dengue ao verão é um equívoco. O frio diminui sim a proliferação, mas esse período tem que ser visto como uma oportunidade de estar à frente na guerra contra o mosquito”, alerta o Ministério da Saúde.

SINTOMAS

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta, acima de 38°C; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Algumas pessoas ficam assintomáticas e outras apresentam sintomas ainda mais graves, como hemorragia. Ao apresentar sintomas, a recomendação do Ministério da Saúde é procurar um serviço médico.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login