Foto de capa da notícia

Projeto quer incluir psicólogos e assistentes sociais nas escolas

Em tramitação na Câmara de Limeira, o Projeto de Lei apresentado pela vereadora Mariana Calsa (PL) prevê a inclusão de psicólogos e assistentes sociais nas escolas municipais de Limeira de forma gradual. O projeto foi tema de uma reunião na semana passada com o objetivo de ouvir a opinião dos especialistas e agregar na construção da política pública voltada à educação.

O projeto ainda segue em análise pelas comissões da Casa, antes de ser votado em Plenário. A proposta institui a política pública de inclusão de profissionais de serviço social e de psicologia nos estabelecimentos de ensino público municipal, conforme disposto por Lei Federal.

A medida define que os profissionais graduados em psicologia e em serviço social devem integrar equipes multiprofissionais da rede de educação básica para atender às necessidades e prioridades definidas pela política de educação.

Mariana reforçou que ao longo dos últimos meses percebeu a necessidade de ampliar o número das equipes multidisciplinares na rede, fortalecendo o ensino e qualidade de vida dos mais de 25 mil alunos e familiares. A parlamentar destacou os principais benefícios do projeto.

"Os assistentes sociais e os psicólogos atuarão na comunidade escolar como um todo, promovendo proteção ao direito à educação, o acesso aos direitos sociais, além do fortalecimento das políticas educacionais e do processo de inclusão educacional", resumiu a vereadora Mariana. 

Para Valdirene Borges, assistente social há mais de 15 anos, o diálogo promovido pelo mandato foi importante para discutir melhorias na educação. "Esses espaços são para amadurecimento e troca de conhecimento. A gente busca essa articulação para melhorar o atendimento à população, principalmente às crianças", pontuou.

A opinião foi compartilhada pela psicóloga Keti Caroline Pereira Faraum. "A psicologia tem muito a contribuir e a psicologia escolar talvez seja algo novo. Precisamos de muito diálogo para conseguir construir muitas coisas que têm pela frente", ressaltou. 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login