Foto de capa da notícia

Vicentinos comemoram centenário de fé e solidariedade em Limeira

O trabalho social e de fé desenvolvido pela Sociedade de São Vicente de Paulo completa hoje 100 anos de fundação em Limeira. Os vicentinos são reconhecidos por sua credibilidade por parte da população e pouco a pouco, foi formada uma grande rede de caridade, formada pelos voluntários, que se reúnem em conferências. Para celebrar essa data importante, haverá uma Santa Missa neste domingo, às 10h, na Catedral Nossa Senhora das Dores e será presidida pelo pároco Bendito Tadeu Rosa.

Além de atuar em situações emergenciais provendo alimentos, roupas e remédios para pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Sociedade de São Vicente de Paulo procura encontrar formas de promoção das pessoas que ajuda. Isso significa que a obra dos vicentinos visa tornar as pessoas independentes e produtivas. Com o contato semanal, é possível atingir esse resultado.

A presidente Maria Salete Ometto Quadros destaca que a implantação em Limeira foi incentivada pelo cônego Bento Dias Leme, e formada pelos paroquianos. “Nos primeiros anos de atuação dos vicentinos, foram construídas casas para abrigar viúvas desamparadas e seus filhos. Ao longo dos anos, o trabalho social e de evangelização foi crescendo e hoje atendemos famílias em situações de pobreza, são muitas histórias ao longo desses anos, é um trabalho de caridade, esperança, mas acima de tudo, de muito amor”, afirma. A Primeira Conferência Vicentina foi nominada Nossa Senhora das Dores e a sua diretoria foi formada pelos confrades Dr. Francisco Ferreira da Rosa (Presidente) e os demais membros: Durval Ferreira Barros, Manuel de Toledo Arruda e Cel. Joaquim Leite do Canto.

Em seu trabalho caritativo, os vicentinos de Limeira auxiliam diariamente cerca de 225 famílias, por meio da dedicação dos voluntários que formam a SSVP. No Brasil, a instituição foi fundada em 1872. São mais de 153 mil membros, também conhecidos como confrades (homens) e consócias (mulheres). A instituição mantém creches, escolas, projetos sociais, lares de idosos, e contato semanal com cerca de 74 mil famílias em necessidade.

Atualmente acontecem 21 conferências no município, abrangendo a quase todas paróquias com 23 conselhos particulares. São 55 confrades, 84 consócias e 25 aspirantes. O Conselho Central de Limeira responde para o Conselho Metropolitano de São Carlos, que reporta ao Conselho Nacional e que a Confederação Internacional é a responsável pelos demais Conselhos.

A pandemia agravou ainda mais as famílias carentes na cidade e com a quarentena, as visitas domiciliares foram cessadas o que dificultou o atendimento. As doações também vêm diminuindo nos últimos meses, mas para os vicentinos, toda ajuda é bem-vinda. “Contamos com o apoio das paróquias e muitos fiéis ajudam com a doação de alimentos, roupas, divulgação de trabalho. Nosso objetivo é aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé da população”, destaca.

Hoje com a creche inativa, os vicentinos buscam apoio para promover um projeto social no local. “Nossa meta é promover um espaço para atender as famílias, mas não temos previsão já que nosso trabalho depende de doações e para promover essa iniciativa precisamos de políticas públicas, voluntários e um estudo mais aprofundado”, afirma.

COMO AJUDAR

Existem diversas formas de fazer parte desta rede de caridade. É possível se tornar um voluntário ou ser um benfeitor da SSVP. Para ser um voluntário vicentino é preciso frequentar as reuniões das Conferências. Para isso, basta procurar uma paróquia. Aos poucos, conhecendo a dinâmica da atuação social a pessoa se torna um aspirante e à medida que for caminhando no trabalho da caridade poderá ser considerado um vicentino.

Outra forma de ajudar os vicentinos é sendo um colaborador afetivo e efetivo da instituição. As doações podem ser: roupas, calçados, alimentos, móveis, cadeiras de rodas, muletas, brinquedos, itens de higiene pessoal ou contribuições financeiras. Na SSVP o lema é “aqui nada se perde, tudo se destina”. Para conhecer o trabalho dos vicentinos basta sintonizar aos domingos na Rádio Magnificat FM 103.5, das 8h às 10h.

Missa das Cinco Intenções neste domingo na Catedral

Para celebrar o centenário dos vicentinos, a Santa Missa neste domingo acontece às 10h, na Catedral Nossa Senhora das Dores e será presidida pelo pároco Bendito Tadeu Rosa. As Cinco Intenções são: dos falecidos da SSVP; da Santa Igreja Católica; do Santo Padre o Papa; da SSVP e do Brasil.

A tradição de celebrar a Missa das Cinco Intenções iniciou no ano de 1870, em uma carta do dia 30 de abril de 1911, o confrade Paulo Calon, presidente internacional da SSVP, da época dizia que as tropas italianas que dominavam os Estados Pontifícios e proclamaram a Terceira República. Na França, Napoleão III foi deposto. 

Ao decorrer desta situação, um francês que era presidente de uma Conferência conseguiu do bispo a aprovação para realizar a Celebração diária da Santa Missa sucessivamente em cada Matriz da Santa Diocese, nas intenções da Igreja, do Soberano Pontífice, da França e da Sociedade de São Vicente de Paulo. Assim sendo, quatro intenções no início. 

Relata ainda o confrade Paulo Calon que quando a paz reinou na Europa, a ideia da Santa Missa continuou sendo considerada pelo Conselho Geral Internacional da SSVP. Ficou decidido que cada Conferência da França, como do estrangeiro, deveria participar da Santa Missa. 

 

 

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login